sábado, 16 de julho de 2011

Hospital de Domingos Martins poderá ter mais plantonistas este ano

O Hospital Doutor Arthur Gerhardt, de Campinho, Sede de Domingos Martins, poderá ter mais plantonistas até o final deste ano. A garantia foi dada pela diretora técnica da instituição, a Drª. Sara Lopes Valentim, durante uma exposição pública realizada em Campinho na última quarta-feira (13).

Durante a exposição, foi apresentado ao público presente a estrutura atual do hospital, a prestação de contas, os projetos futuros e o sistema de informática Colméia, que está sendo instalado em todos os setores do hospital. O presidente da Fundação Hospitalar de Assistência Social de Domingos Martins (Fhasdomar), Joaquim Gonçalves Serpa, abriu o evento falando sobre a importância do hospital para a região.

“Queremos fazer um livro e resgatar toda a história do hospital. Estamos passando por um momento de mudanças e reestruturação e temos projetos importantes previstos para melhorar cada vez mais os atendimentos e ampliar os serviços oferecidos pelo hospital”, disse Serpa.

O presidente disse ainda que as doações de mantimentos e equipamentos estão aumentando nos últimos meses. “Isso é muito importante e mostra o interesse da população em ajudar o hospital. Estamos de portas abertas para quem quiser visitar as instalações”, afirmou.

O superintendente da Fundação Hospitalar e de Assistência Social de Domingos Martins (Fhasdomar), que administra o hospital, José Romualdo de Oliveira Miranda, que também é representante do Instituto Solidário, que gere as contas da instituição, apresentou o orçamento da unidade hospitalar e os convênios firmados.

José Romualdo de Oliveira Miranda
“Conseguimos aumentar o número de atendimentos e trabalhamos para equilibrar a finança do hospital. Conseguimos firmar bons convênios, mas no início do ano o governo Estadual deixou de repassar R$ 800 mil, referente a quatro parcelas do convênio. Estamos aguardando os trâmites legais para que esse valor seja liberado e assim podermos quitar débitos com prestadores de serviço”, explicou Romualdo.

No final do encontro, quando foi aberto o momento de perguntas, a equipe do Montanhas Capixabas questionou os representantes do hospital sobre informações contidas no Relatório de Fiscalização do CRM-ES Nº 053/2011, com data de 30 de março de 2011, que afirma que há apenas um cirurgião de sobreaviso, responsável pela urgência e emergência em cirurgia geral e obstetrícia, sendo auxiliado nessa especialidade por outro médico apenas no plantão noturno da terça-feira.


Sara Lopes Valentim

Quando questionados se há previsão de contratação de outros médicos para atender especificamente a demanda de urgência e emergência, a diretora técnica do hospital, a Drª. Sara Lopes Valentim garantiu que até o final deste ano mais plantonistas serão contratados.

Já sobre a maternidade, que atualmente não conta com uma equipe de plantonistas em obstetrícia, sendo os partos acompanhados por técnicas de enfermagem, a Drª. Sara admitiu a carência de profissionais e disse que mais médicos deverão ser contratados.


Fonte: Portal Montanhas Capixabas, 2011. Adaptação: Equipe de Edição do Portal Noticias Martinenses, 2011

Um comentário:

  1. SALMO 16
    1 GUARDA-ME, ó Deus, porque em ti confio.
    2 A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença,
    3 Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer.
    4 As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.
    5 O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.
    6 As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança.
    7 Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.
    8 Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.
    9 Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.
    10 Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
    11 Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

    ResponderExcluir