segunda-feira, 11 de julho de 2011

Carreta carregada com biodiesel tomba e óleo vaza na BR-262

Uma carreta com dois tanques transportando 46 mil litros de biodiesel, que trafegava de Minas Gerais para descarregar em um depósito no Espírito Santo, capotou em uma curva fechada na Rodovia BR-262.

O desastre aconteceu no quilômetro 78, próximo ao trevo de São Floriano, em Domingos Martins.

O impacto com o piso da pista e no barranco provocou um vazamento sob a carreta, possivelmente um rompimento da parede do tanque. Uma equipe do Corpo de Bombeiros da Região Serrana trabalhou com equipamentos manuais improvisando pequenas barragens com terra para evitar que o combustível atingisse o leito do Braço Sul do Rio Jucu. 

O motorista Vandre José de Oliveira foi socorrido e encaminhado ao Hospital Doutor Arthur Gerhardt, em Domingos Martins. Apesar da gravidade do acidente, o carreteiro sofreu apenas um corte na cabeça e se encontra em observação no pronto socorro da unidade hospitalar martinense.

O acidente aconteceu por volta das 9 horas desta segunda-feira (11). Vandre perdeu o controle da direção da carreta Volvo, MSD-6912 (Colatina), e capotou na pista. O veículo se arrastou pelo menos 20 metros sobre a camada asfáltica e parou, após o acostamento, ao colidir forte com o barranco.

O tráfego de veículos se manteve normal, mas deverá ser paralisado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda nesta manhã devido o vazamento do biodiesel. A equipe do Corpo de Bombeiros, comandados pelo sargento Milagre, trabalhou com enxadas e pás para conter o biodiesel que derramava do tanque diretamente na sarjeta lateral da pista. 

As barragens de terra amenizaram a situação, evitando um desastre ecológico, já que o leito do manancial, que fornece água para tratamento e distribuição para Marechal Floriano e Domingos Martins, passa a menos de 100 metros do local do acidente. A Cesan também enviou técnicos ao local.

Os bombeiros isolaram as entradas dos bueiros destinados ao escoamento de água pluvial e entraram em contato com Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), que enviou uma equipe ao local. Outra carreta com bombas para remover o combustível já está no trecho onde aconteceu o acidente. Agentes da Defesa Civil também se encontram na região realizando levantamentos.

Fotos do Acidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário