segunda-feira, 11 de julho de 2011

Alunos jovens e adultos de escola de Cariacica visitam Pedra Azul

“A Geografia vivida na prática é mais apaixonante”. Com estas palavras a professora Ana Caroline Fiorot resume a visita que os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Educação para Jovens e Adultos (EJA) noturno da Escola Estadual Zaíra Manhães, em Cariacica, fizeram a Trilha da Rota do Lagarto, na região da Pedra Azul, em Domingos Martins.

O passeio, que faz parte do projeto “Na trilha da Mata Atlântica”, vem sendo desenvolvido desde o inicio do mês de junho pela professora e idealizadora Ana Caroline Fiorot. Para realizar o trabalho ela conta com apoio dos professores Hudson Douglas Rosa da Silva, Ronaldo Loth Justino, Edinaldo Ferreira, da pedagoga Marilza Gusmão, da coordenadora Irinéia Silveira da Costa e do diretor Glauber Silveira da Silva.

“O projeto é interdisciplinar e visa conhecer os principais pontos turísticos do Estado, além de primar pela importância do meio ambiente e de sua preservação”, explica o diretor Glauber. Ele ainda aponta que iniciativas como essa aproximam alunos e professores e diminui a taxa de evasão escolar.

Antes do passeio os alunos tiveram aulas para aprofundar conhecimentos a respeito da área visitada. Na disciplina de Língua Portuguesa, produziram os diferentes gêneros textuais sobre a preservação do meio ambiente; em Ciências, foram estudadas as espécies de animais e vegetais que a região abriga; Geografia ajudou a entender a relação do homem com a natureza; Biologia trabalhou com a educação ambiental; e em História, aprenderam a respeito da origem, colonização, descendência cultural, e arquitetura do local.

Ana Caroline destaca a superação dos alunos. “Dentro do grupo havia idosos e pessoas com medo de altura. Mesmo com esses obstáculos conseguimos subir a Pedra Azul”, conta orgulhosa.

Sobre os próximos passos, o diretor conta que os alunos deverão visitar, no mês de setembro, o Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari. “O objetivo é conhecer a reserva ecológica que abriga praias, dunas, manguezais, lagoas e, principalmente, dar a oportunidade dos alunos verem de perto a típica vegetação de restinga. Também, deverão realizar o circuito de Agroturismo na ‘Fazenda Buzato, Saúde e Carnielli’ na região de Venda Nova do Imigrante. O lugar ajudará resgatar valores e costumes rurais”, frisa a professora.

Segundo Ana Caroline, todos adoraram a visita e se surpreenderam com a vista exuberante da pedra. “Mediante as dificuldades, o passeio proporcionou momentos de lazer e diversão que contribuíram para aprofundar conteúdos apresentados em sala, além de despertar nos alunos o desejo de conhecer lugares novos”, avalia.

Fonte: Portal Montanhas Capixabas, 2011. Adaptação: Equipe de Ediçção do Portal Noticias Martinenses, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário