terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Homem sofre infarto e morre sem atendimento a 400 metros de hospital


Um homem morreu na manhã de hoje (9) após passar mal e cair na recepção de um consultório dentário em Campinho, Sede de Domingos Martins, distante 400 metros do Hospital Dr. Arthur Gerhardt. O agricultor Reinaldo Kempin, 60 anos, morador de Alto Galo, teve um infarto caiu no chão do consultório.

Proprietários do consultório dentário e moradores que presenciaram a situação ligaram para o hospital solicitando socorro, mas não foi enviada uma ambulância ao local. Cerca de 15 minutos após o homem passar mal, ele morreu, sem que tenha recebido socorro. A esposa do agricultor, Azilda Kempim, ficou desesperado ao ver o marido no chão e precisou ser amparada.

O empresário Sandro Tesch, que presenciou o drama do agricultor e ficou revoltado com a situação, garantiu que irá denunciar o hospital por omissão de socorro no Ministério Público. Segundo ele, a revolta é que haviam ambulâncias estacionadas no hospital e o atendimento foi negado.

“Ligamos para o hospital e disseram que não poderiam atender. Nos orientaram a ligar para o Samu, que fica em Marechal Floriano, a mais de 15 quilômetros do local. É um absurdo o hospital negar o atendimento a uma pessoa que estava passando mal dessa forma”, disse.

A servidora pública Celina Pagung, prima da esposa da vítima, disse que se há alguma norma que proíbe o hospital de realizar atendimentos no município, é preciso ser revisto. “Se é um protocolo adotado pelo hospital, isso deve ser revisto para casos como esse. Estamos revoltados com essa situação”, disse.

O presidente em exercício da Fundação Hospitalar e de Assistência Social de Domingos Martins (Fhasdomar) - mantenedora do Hospital Dr. Arthur Gerhardt -, Edson Luiz Paganini, garantiu que houve negligência médica dos representantes do Instituto Solidário, entidade que administra a unidade médica.

“Essa não é a primeira vez que situações como essa acontece. Há cerca de seis meses foi aprovada pela diretoria uma determinação que informa que o hospital não pode negar nenhum atendimento na Sede do município. Vamos afixar essa determinação na portaria do hospital e a administração terá que cumprir”, disse Paganini.

Após a informação de que o hospital não faria o atendimento ao agricultor, moradores ligaram para o Samu, mas quando uma equipe chegou ao local o agricultor já havia morrido. A Polícia Militar também foi ao local fez um Boletim de Ocorrência sobre o caso.

O prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger, estava inconformado com a situação e disse que ligou para a promotora solicitando providências. “Não é possível que não poderiam ter enviado uma ambulância para atender o homem. O hospital é mantido com o dinheiro do povo e o ser humano deve ser respeitado. O atendimento não pode ser negado em hipótese alguma e a ninguém”, disse. O sepultamento do agricultor será realizado nessa terça-feira, às 14h, em Califórnia, Domingos Martins.

Superintendente do hospital diz que atendimento cabe ao Samu


Segundo o superintendente do Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt e representante do Instituto Solidário, que administra o hospital, José Romualdo de Oliveira Miranda, cabe ao Samu o atendimento em casos como o ocorrido em Domingos Martins.

“Para isso é que o Samu foi criado e que foi instalado na nossa região. O hospital não pode deslocar uma ambulância para esse tipo de atendimento porque os veículos são usados apenas para remoção de doentes. Nós também não temos pessoal preparado para esse tipo de caso”, informou Romualdo.

Segundo ele, o atendimento poderia ser feito apenas em casos em que o Samu solicite apoio de ambulâncias do hospital. “Se o Samu estiver em outra ocorrência e nos for solicitado apoio podemos enviar uma ambulância, mas quero deixar claro que essa não é uma obrigação do hospital. Se o Samu não tiver uma ambulância para certa ocorrencia daremos um jeito de enviar”, disse.

Ainda segundo Romualdo, o deslocamento de profissionais do hospital e de ambulâncias pode comprometer o atendimento na unidade de saúde. “Eu não tenho conhecimento dessa determinação da Fhasdomar. Se o presidente diz que temos a obrigação de fazer esse tipo de atendimento, ele está contrariando uma determinação e assumindo uma responsabilidade de uma ocorrência que pode estar ocorrendo no hospital e que pode ser prejudicada se nossa equipe estiver na rua”, disse Romualdo

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), não há legislações e nada que impeça hospitais de prestar atendimentos em locais onde o Samu atua.

Fonte: Montanhas Capixabas

5 comentários:

  1. José Romualdo de Oliveira Miranda O SENHOR É UM CORRUPTO, ASSASSINO!!!
    ONDE FOI QUE VOCE VIU QUE ONDE TEM SAMU NAO PODE TER ATENDIMENTO COM AS AMBULANCIAS DO HOSPITAL????

    TA LEGISLANDO AGORA PORRA? QUER CRIAR LEI VIRA POLÍTICO!


    PARA DE FICAR INVENTANDO COISAS PARA MASCARAR SEU ERRO

    ResponderExcluir
  2. nossa impressionante, não prestar socorro a vida de um ser humano por uma norma(sem fudamentos , por sinal). Penso que profissionais da saúde antes de mais nada deveriam ser mais humanos, e empenhados a lutar pela vida. Isso é falta de amor ao próximo..puro egoísmo..como diz as escrituras sagradas.."O amor se esfriara de quase todos os corações", eis ai uma prova!!

    ResponderExcluir
  3. Ridículooo!
    Onde já se viu???agora se fosse parente de algum funcionário do hospital,certamente a ambulância estaria disponível, tendo norma ou não!ou será que assim eles também esperariam o Samu?lógico que nãooo!
    Precisamos de humanos trabalhando e administrando a nossa saúde e não animais sem coração!
    Outra coisa...ao se formarem, o juramento feito foi o de salvar vidas e não de seguir leis...sai da área da saúde e vai fazer direito, oh ignorante!
    #Revolta...

    ResponderExcluir
  4. E ANTES DE TER O SAMU O QUE ERA FEITO?? ENTÃO O SENHOR (ROMUALDO) QUER DIZER QUE SEUS TÉCNICOS SÃO INCAPACITADOS A ATENDER UM INFARTO? ENTÃO QDO TEMOS UM INFARTO NO PRONTO SOCORRO OU CLÍNICA MÉDICA TEM QUE VIM UMA EQUIPE ESPECIALIZADA PQ OS TÉCNICOS DAI NÃO SABEM ATENDER? BOM O QUE FOI PUBLICADO DEU A ENTENDER ISSO, VARIOS DE SEUS TÉCNICOS TE CURSO APH, O SENHOR PODERIA TER MELHOR ELABORADO ESSA RESPOSTA AO PUBLICO NÉ

    ResponderExcluir
  5. As ambulâncias servem apenas para motoristas buscarem cigarro ou outras coisas na rua.É uma piada...

    ResponderExcluir