sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Culto na antiga capela luterana de Domingos Martins durante o feriado


Trezentas pessoas participaram do Culto de Ação de Graças celebrado na centenária igreja luterana de Campinho, sede de Domingos Martins, pelos pastores Valdeci Foester e Gisele Zimermann. O Dia da Penitência, como é denominado o ferido desta sexta-feira (20), comemora a erradicação da febre amarela no município.



Os luteranos contam que a região foi assolada por esta doença e em 1895, e nesta data (20 de janeiro), foi realizado um culto ecumênico quando foi solicitado a Deus durante um culto, o fim da febre amarela. Os católicos que lembram o Dia de São Sebastião também participam da celebração e comemoram a data.



O Culto em Ação de Graças, em Campinho, onde hoje é feriado, teve 90 minutos de duração. Os pastores Valdeci e Gisele, que acompanharam os hinos sacros com instrumentos musicais, foram cumprimentados por todos os participantes ao fim da celebração no lado externo da capela, que estava lotada.


Para o motorista e católico, Altino Christ, de Santa Isabel, e o luterano Augusto Teixeira, morador de Campinho, essa data é especial para o município, porque somente Deus livrou da morte os antigos moradores da região. “A partir daquele culto, contavam os nossos avôs, não houve morte alguma pela febre amarela”.
Para as lavradoras luteranas Marta Kempím e Elza Bartels, ambas de origem pomerana, este dia é muito especial e não podem faltar ao culto, que lembra o lado triste dos imigrantes e primeiros descendentes. “Oramos muito pelos nossos ancestrais que sofreram com esta doença”, disseram.
O mecânico aposentado Germano Miertschink que participou do culto do Dia da Penitência com a esposa Zilda Ponath Miertschink, afirmou que conhece bem a história que era contada pelo seu avô em Santa Maria de Jetibá. “Oramos por aqueles que foram dizimados pela doença e por todos que estão junto ao Pai”.
Fonte: Montanhas Capixabas

Nenhum comentário:

Postar um comentário