domingo, 15 de maio de 2011

Sustentabilidade rural é tema de capacitação em Domingos Martins 'Dia de Campo'

Produtores rurais que quiserem saber como tornar uma propriedade rural autossustentável devem participar do Dia de Campo que será promovido na próxima terça-feira (17). O evento será promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Prefeitura de Domingos Martins. O treinamento será na comunidade de São Bento do Chapéu, para aproximadamente 100 produtores do município e regiões vizinhas.

Os Sítios de Lazer Huver e Sítio Em Canto – duas propriedades rurais com base na agricultura familiar e que são modelos de sustentabilidade no Estado – sediarão o encontro. O primeiro conta com grande diversidade de culturas, floresta, piscicultura e atividades não agrícolas, como restaurante, pesque pague e pousada. Já o Sítio Em Canto é voltado para a produção orgânica.

O extensionista do Incaper em Domingos Martins, João Miranda dos Santos, ressalta que as propriedades, antes de alcançarem destaque pela auto sustentabilidade, eram um grande campo de pastagem. “São exemplos de proprietários que adotaram recomendações técnicas de agroecologia, agroturismo e mantiveram práticas condizentes com as normas legais. Queremos auxiliar os participantes para que estejam apoiados em uma base ambiental, social e econômica solidificada”, explica.

As temáticas abordadas dão destaque para orientações sobre preservação de nascentes, construção de caixas secas para aproveitamento da água utilizada pelas lavouras, além da diversificação no que é cultivado em um mesma propriedade. As inscrições serão feitas no dia e local do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Incaper em Domingos Martins, através do número (27) 3268-2521.



Programação - Dia 17 de maio

13h – Recepção aos participantes
13h15 – Abertura oficial
 13h30 – Palestra 'Diversificação Agrícola', com João Miranda dos Santos (Incaper) e Cláudio Huver (Sítio de Lazer Huver)
Estação 1 - 'Sistema Agroflorestal', com Edgar Antonio Formentini (Incaper)
Estação 2 -'Agricultura Orgânica', com Iosmar Luiz Mansk (Incaper) e Ilza Helena da Silva Ferreira (Sítio Em Canto)
Estação 3 - 'Preservação dos Recursos Hídricos', com Marcus Rocha de Barros (Incaper)
16h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário