quarta-feira, 18 de maio de 2011

Município realiza campanha contra violência e exploração sexual de crianças e adolescentes


A Secretaria Municipal de Assistência Social promove a partir desta quarta-feira (18) a “Campanha de Enfrentamento à violência, ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”. A ação inclui distribuição de panfletos informativos nas escolas e na avenida principal de Campinho e palestras em comunidades do interior de Domingos Martins.

Celebrado no dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes destaca este ano a importância da denúncia dos casos. “O objetivo é conscientizar a população sobre os locais onde podem ser feitas as denúncias e mais do que isso incentivá-la a denunciar”, explica a coordenadora de Proteção e Defesa da Criança e do Adolescente, Gesiane Kumm.



A campanha tem ainda o objetivo de orientar a sociedade a identificar possíveis vítimas de violência ou abuso sexual. “É importante estarmos atentos em relação aos sinais característicos em crianças e adolescentes quando são abusadas. É fundamental que a população procure os órgãos competentes”, complementa a coordenadora.

Para denunciar não é preciso se identificar. Basta entrar em contato com o Conselho Tutelar do município ou ligar gratuitamente para o “Disque 100”, disponibilizado pelo Governo Federal. 

Na manhã desta quarta-feira (18) equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social também visitaram também a Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth e Escola Estadual Teófilo Paulino. A ação é uma parceria com o Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Palestras

A programação da Campanha de Enfrentamento à violência, ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes inclui ainda palestras no interior do município. O promotor de Justiça de Domingos Martins, Evaldo Teixeira, vai ministrar as palestras com o tema “Prevenção contra à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”.

A primeira apresentação será realizada na próxima terça-feira (24), no Auditório Comunitário de Ponto Alto, às 18h. Na quarta-feira (25), a palestra será na Associação de Moradores e Amigos de Melgaço, às 18h. Já no dia 26, a comunidade de Pedra Azul recebe o evento, na Quadra de Esportes da Escola Estadual Pedreiras, às 18h, encerrando a edição 2011 da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário