sábado, 21 de maio de 2011

[HOMENAGEM] Um ano sem Roberto Kautsky



Há cerca de um ano, mais precisamente no dia 25 de maio de 2010, morreu com 86 anos o Orquidófilo e Bromeliófilo Roberto Anselmo Kautsky.
“Ele é talvez o capixaba de maior sucesso internacional. No entanto, quem vê aquele ‘alemãozão’ em meio às suas orquídeas e bromélias, assim como em meio ao povo de sua cidade, simples e sempre alegre, não imagina a sua importância para a ciência.”, disse a repórter do jornal O Século, quando entrevistou Roberto em 2001.
Roberto é sem dúvida, o símbolo da determinação e do trabalho incansável pela natureza. Para a comunidade e para o mundo científico foi uma perda muito grande devido a todo o trabalho que ele fez com as orquídeas, com as bromélias, com toda a natureza.”, disse um dos filhos do Sr. Roberto.
Autodidata no estudo de plantas e bichos da Mata Atlântica, Roberto Anselmo Kautsky, o “Senhor das orquídeas”, com é conhecido, nasceu em 23 de maio de 1924 na localidade de Santa Isabel, hoje distrito de Domingos Martins. Em 22 de maio de 1933 a família transferiu-se para Domingos Martins, onde residiu até sua morte. Filho de pai austríaco e mãe alemã, a paixão pelas flores começou aos 9 anos de idade incentivado pelo pai que também foi um amante e protetor da natureza.
Um homem simples, alegre, determinado, curioso, é amante e preservacionista da natureza e da vida, viveu a vida toda em Domingos Martins e é citado com respeito entre os cientistas do mundo todo, devido às pesquisas e descobertas que contribuíram e continuam contribuindo para a ciência.
Kautsky havia transformado seu sítio numa reserva natural na qual possui várias trilhas, onde protege as plantas e os bichos da Mata Atlântica. Além de várias descobertas registradas, sendo que algumas foram publicadas no Japão, Estados Unidos, Alemanha, França, Suíça, Inglaterra e Holanda, além é claro do Brasil.
Acredita que viver com qualidade é estar em harmonia com a natureza, consigo mesmo e com os outros. 

As maiores autoridades botânicas do mundo já visitaram o Sr. Roberto, que foi agraciado com o título doutor honoris causa pela Universidade do Rio de Janeiro, honorary trustee do Journal of Bromeliad Society (EUA) e The Cryptanthus Society Journal e ainda mais uma centena de títulos honoríficos.


Formou-se em técnico agrícola na Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa e dizia ser um eterno estudante da faculdade da vida que o fez ser reconhecido mundialmente.

Apesar de todo esse envolvimento com as plantas, ele não pode durante muitos anos se dedicou inteiramente a sua paixão. Herdou do pai a Fábrica de Refrigerantes Coroa e teve que tomar conta dos negócios. Mas nunca deixou de ser um pesquisador. Sempre aliou as duas funções. Com os filhos crescidos, Roberto entregou a administração da empresa para eles e pode, enfim, se dedicar completamente a estudos e descobertas.

Se não bastasse o trabalho com as orquídeas e Bromélias, Roberto Kautsky fundou em 2003 o Instituto Roberto Carlos Kautsky, em homenagem ao pai dele, que oferece a moradores de Domingos Martins e visitantes, trabalhos de contato direto com o meio ambiente.
Busto de Roberto A. Kautsky na praçina em Domingos Martins "Amo a Deus e tudo que ele criou"


Além disso, o instituto promove atividades de educação ambiental e reciclagem com resíduos recolhidos pela própria população.
Ele foi um dos fundadores do Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano
Foi o maior incentivador da preservação das espécies de orquídeas no Espírito Santo. "A importância deste homem é imensurável para esta atividade que ele fez crescer nas montanhas capixabas. Ele nos fará muita falta", disse Leodério Velten, diretor do Núcleo de Orquidófilos.

E é por isso que o blog Notícias Martinenses, deixa aqui sua homenagem pelo primeiro ano de falecimento e pelo o que seria o seu 87° aniversário.

Obrigado Sr. Roberto Anselmo Kautsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário