quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROERD forma mais 305 crianças em Domingos Martins, contra envolvimento com drogas


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar em áreas do Território de Paz, formará mais 305 alunos de cinco escolas em Domingos Martins, região Serrana do Estado, na manhã desta quarta-feira (18).
 
O evento começa às 8h30 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teófilo Paulino, conhecida como Colégio Polivalente, que fica no Centro do município. Neste colégio, formarão 81 estudantes. 
 
As outras escolas que fizeram parte do programa são: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Soído, com 26 alunos; EMEF Biriricas, com 32 alunos; EMEF Mariano Ferreira de Nazareth, com 93 estudantes; e EMEF Santa Isabel, com 73 alunos. 
 
O curso do Proerd começou em março em Domingos Martins. As aulas foram ministradas pelo soldado Márcio Barcelos, que foi capacitado como instrutor em 2010. Foram 10 semanas de aula, que aconteceram uma vez por semana, com alunos entre 10 e 14 anos.
 
Durante as aulas, os estudantes receberam um manual e orientações para evitar o envolvimento com as drogas. Na formatura, eles receberão um certificado de conclusão do curso.
 
“No ano passado formamos 1.211 alunos em Domingos Martins. Neste ano também tivemos muita receptividade nas escolas. Com as aulas do Proerd, diminuiu muito a incidência de ocorrências nos colégios, como brigas entre os alunos”, explicou o soldado Barcelos.
 
Na solenidade desta quarta-feira (18), estarão presentes o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger, a secretária Municipal de Educação, Adenilde Stein Silva, o comandante da 6ª Companhia Independente, major Marcelo Muniz, tenente coronel Jailson Miranda, coordenador estadual do Proerd e da Polícia Interativa, os diretores das escolas, os alunos e os pais, dentre outras pessoas.
 
Projeto
 
O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education – que surgiu em 1983. No Brasil, foi implantado em 1992 e atualmente tem como público alunos de quarta e sexta séries, além de seus pais.
 
O projeto é uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, professores, educadores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, atuando na prevenção e orientação para redução do uso de drogas e da violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário