segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto educacional de Domingos Martins é exemplo para o Brasil

O Projeto Educação do Campo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Domingos Martins, vai servir de modelo para todo o Brasil. A experiência realizada no município foi classificada pelo Ministério da Educação (MEC) como um exemplo de sucesso e será divulgada em todo o país.

Segundo a secretária de Educação do município, Adenilde Stein Silva, os professores da rede municipal de ensino recebem treinamentos de professores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e levam para a sala de aula uma formação diferenciada para os alunos.

“Fazemos uma formação de educação voltado para a valorização do homem do campo. Os estudantes aprendem que a agricultura tem que ser valorizada e o homem do campo tem o seu valor e é co-responsável pelo desenvolvimento da sociedade. Ao final de cada ano os professores apresentam um relatório que demonstra os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo”, explicou a secretária.

A pesquisa do MEC, que contempla as cinco regiões brasileiras, vai registrar os trabalhos desenvolvidos nas escolas e divulgá-los a nível nacional para que possam servir como orientação para outros Estados que buscam políticas públicas voltadas para o tema.

Domingos Martins foi o único município selecionado no Espírito Santo e um dos dois projetos classificados na região Sudeste, juntamente com uma cidade do interior de São Paulo. Somente 11 municípios foram selecionados em todo o país.

“Fomos escolhidos porque trabalhamos a Educação do Campo desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. Este trabalho só foi possível com a criação do Curso de Formação Continuada, ofertada pela Secretaria Municipal de Educação”, explica a coordenadora do projeto, Mônica Nickel.

A consultora do MEC, Gilmara da Silva, e a ex-coordenadora da Secretaria Nacional da Educação do Campo, Wanessa Zavarese Sechim, visitaram o município e conheceram as experiências de Educação do Campo desenvolvidas nas salas de educação infantil da rede municipal.

“Buscamos com essa visita a percepção das individualidades do processo educativo nas escolas campesinas com foco na diversidade. Neste sentido, não se pode construir uma proposta única de Educação do Campo para todo o Brasil, é preciso respeitar as diferenças”, afirma a ex-coordenadora nacional, Wanessa Sechim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário