quinta-feira, 23 de junho de 2011

PDM de Domingos Martins é encaminhado à Câmara Municipal



O Plano Diretor Municipal (PDM), elaborado para ordenar os espaços territoriais de Domingos Martins foi entregue na Câmara Municipal para aprovação. O documento, com milhares de páginas, foi assinado pelo prefeito Wanzete Kruger e o encaminhamento ao Poder Legislativo foi dado pelo chefe de gabinete da administração, Henrique Ângelo Denicoli. 
 
De acordo com o prefeito Wanzete Kruger, as resoluções constantes no PDM serão aplicadas nas áreas rural e urbana de Domingos Martins. “Não dispomos de instrumento voltado especificamente para o planejamento de uma política de desenvolvimento nos aspectos multidisciplinares, com base em diretrizes sustentáveis que garantam as gerações atuais e futuras na ocupação territorial, respeitando as especificidades locais”, disse. 
 
Segundo o prefeito, a elaboração do PDM nada significa além do cumprimento de uma obrigação constitucional e obediência ao Estatuto da Cidade. Houve, segundo Kruger, a influência e a participação popular na elaboração do instrumento. “Esta será uma prática constante na administração a partir de agora”.
 
Para Wanzete Kruger o desenvolvimento sustentável requereu a presença popular no processo, construído com base nas características locais e tendo como parâmetros o desenvolvimento territorial, a política ambiental, patrimônio histórico e arquitetônico, mobilidade e acessibilidade. “É resultante de plenárias regionais envolvendo a administração, sociedade civil e Poder Legislativo”.
 
Para se chegar à conclusão do PDM, foram realizados encontros com a população e autoridades de setores diversos, como o IEMA, IDAF, ADERES e outros. “Os instrumentos no PDM assumem papel relevante para a Casa de Leis de Domingos Martins que deverá dedicar especial atenção à legitimidade das proposições”, disse.
 
É necessária, segundo o prefeito Kruger, uma dedicação especial e atenção à legitimação das propostas, que ora são apresentadas aos nobres vereadores em uma legislação de interesse geral. Ele aguarda que o PDM seja merecedor de uma acolhida favorável por parte do Poder Legislativo, porque é de interesse público relevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário