quinta-feira, 9 de junho de 2011

Van escolar tomba próximo ao Rio Jucu e fere alunas e motorista



Duas alunas da Escola Santa Isabel, no distrito de mesmo nome, em Domingos Martins, que seguiriam viagem da localidade de Rio Jucu, distante dez quilômetros da instituição escolar onde estudam, saíram feridas em uma capotagem envolvendo a van Kia, modelo Besta, placas MOX-1731 (Domingos Martins). 
Fabiana Silva, dez anos, e Vitória Esquicalha, de cinco anos, que estavam no veículo escolar, sofreram ferimentos leves. Elas foram socorridas no Hospital Doutor Arthur Gerhardt e foram liberadas a seguir. Outras duas colegas escolares que também estavam no veículo saíram ilesas e não necessitaram de atendimento médico. 
Já o motorista da van escolar, Leodenes Garcia, 55 anos, sofreu ferimentos graves na capotagem e também foi encaminhado à mesma instituição hospitalar do município. Deste local, o motorista, devido a gravidade do estado de saúde, foi transferido para o Hospital São Lucas em Vitória. 
O veículo caiu em uma ribanceira de dez metros e parou às margens do Rio Jucu. O sargento Santana, da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Domingos Martins, que registrou a ocorrência, conversou com as crianças que estavam na van. 
“As meninas disseram que ele manobrava o veículo para retornar à Santa Isabel, e repentinamente anunciou à elas que havia faltado freio, já prevendo o acidente”, afirmou o policial, que encontrou uma peça do sistema de direção do veículo amarrado com cordas.
A Besta, segundo o sargento, desceu o barranco de ré até a margem do Rio Jucu, e parou com as rodas para a lateral. Moradores da região socorreram as vítimas. “As condições do veículo deixam a desejar. A Besta não tem condições de transportar alunos. Vou constar na ocorrência”, disse o policial. 
A estrada por onde a van trafega é estreita, com o piso irregular, erosões e pontas de rochedos aparentes em alguns trechos, no piso da estrada. Lavradores da região afirmam que eles mesmo construíram o acesso com a ajuda de equipamentos manuais. 
O secretário de interior e transportes, Ademiro Dettman, esteve ao local do acidente e prometeu melhorarias no acesso. “Vamos trazer equipamentos mecânicos, como patrol e retroescavadeira, para esta estrada e dar melhores condições de tráfego aos moradores desta região”, disse.
Na Cooperativa de Transporte Escolar, a situação era calma. Os diretores exibiram documentos que comprovam os aspectos regulares da Besta, como vistorias periódicas realizadas por oficinas credenciadas pelo DETRAN-ES, comprovantes de cursos realizados por todos os motoristas e documentos especiais para conduzir este tipo de veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário