quarta-feira, 22 de junho de 2011

Corpus Christi: 101 anos de tapetes multicoloridos em Paraju


Cravos amarelos, dálias, hortênsias, margaridas, rosas, fores de mel e outras espécies que enchem os quintais dos moradores de Paraju, Domingos Martins, ornamentarão os dois quilômetros do tapete colorido, principal atrativo da Festa de Corpus Christi, que será realizada no distrito neste domingo (26).
Aspectos religiosos, principalmente, são retratados na verdadeira obra de arte construída pelos moradores da localidade no piso das ruas da localidade. As flores em grande quantidade são colhidas nos quintais das casas e propriedades rurais dos moradores do distrito e de localidades vizinhas.
A professora aposentada Florinda Stein, que já teve cargos diversos na comunidade católica de Nossa Senhora da Conceição, em Paraju, atualmente é um das maiores colaboradoras da montagem dos tapetes e programação geral da Festa de Corpus Christi. “A festa de 2011 será maravilhosa como as outras”. 
Florinda, que desde criança trabalha na montagem dos tapetes durante a noite que antecede a maior manifestação católica da região, afirmou que começará a colher a flores para compor o tapete, no sábado, horas antes de ser iniciada a confecção. “Este mesmo trabalho será realizado pela maioria das famílias de Paraju”.
  
Ela ressalta que o tema da Campanha da Fraternidade de 2011, “Preservação da Natureza” será amplamente abordado nos trabalhos manuais na construção dos tapetes. Outro tema importante retratado no tapete, segundo ela, será “Os Cuidados com a Natureza’ e o “Dia Mundial de Combate às Drogas”.
A professora lembra ainda que mais de dez mil pessoas comparecem todos os anos na região para ver os tapetes multicoloridos no piso das ruas da localidade e participam da programação religiosa e social. “Haverá missa no gramado do Estádio Rogério Erlacher, às 10 horas, e a seguir procissão eucarística, quando o celebrante segue caminhando sobre o tapete”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário