quarta-feira, 22 de junho de 2011

Alunos municipais participam de projeto de educação ambiental em Aracê

Aliar educação à preservação ambiental. Com este objetivo, as escolas municipais de Domingos Martins participam do projeto “Vivendo a Sustentabilidade no Fjorland” – Cavalgada Ecológica Pedra Azul. Somente neste mês, quatro unidades de ensino participam do programa. 

Desenvolvido no distrito de Aracê, o projeto oferece visitas pedagógicas, técnicas e científicas às atividades desenvolvidas no complexo turístico, localizado na Rota do Lagarto, em Pedra Azul.

O roteiro inclui a observação e alimentação de cavalos e outros animais, exploração de áreas de reflorestamento e proteção dos recursos hídricos e visita a plantação de café orgânico com apresentação de todo o processo produtivo. Os alunos também podem se dedicar a leituras relacionadas à ecologia e ao meio ambiente na biblioteca. Cada criança ganha ainda uma cartilha que explica de forma lúdica as questões ambientais.

No último dia 15, os alunos da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth conheceram o projeto. No dia 20, a visita foi realizada com os alunos da Escola Municipal Melgaço.



Os estudantes da Escola Municipal Augusto P. B. Pagung, de Melgaço, também foram a Pedra Azul conhecer as atividades do programa.



Outras duas unidades de ensino municipais visitam o projeto “Vivendo a Sustentabilidade no Fjorland” ainda neste mês. Nesta quarta-feira (22), será a vez dos alunos da Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu. Já na próxima semana as crianças da Escola Municipal de Soído seguem para a Pedra Azul para o passeio ecológico na quarta-feira (29). Outras visitas estão programadas para os meses de julho e agosto.

Parceria

A parceria com a prefeitura municipal foi firmada em maio com a apresentação do projeto pelo gerente do Fjordland Edimar Binotti. Estavam presentes no encontro o vice-prefeito Fábio Anselmo Trarbach, o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Chequer, a secretária de Educação e Esporte, Adenilde Stein Silva, além de técnicos da Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e de Educação e Esporte.


Para o vice prefeito Fabio Anselmo Trarbach, a ação contribui para formação do cidadão consciente. “A consciência ambiental precisa ser trabalhada desde cedo e o ambiente escolar é ideal para o desenvolvimento de pessoas conscientes e preocupadas com a questão ambiental”.

“Esta parceria vai oportunizar aos alunos das escolas municipais a vivência de atividades voltadas aos aspectos ecológicos e momentos de interação com o meio ambiente”, destaca a secretária Adenilde Stein Silva.

 “A intenção é desenvolver a consciência dos problemas ambientais, estimulá-las a tentar buscar soluções para estes problemas e adotar medidas sustentáveis”, explica o secretário Marcos Chequer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário