quinta-feira, 12 de julho de 2012

Município vai integrar Plano Nacional de Cultura para planejar ações da área para os próximos 10 anos

         



Planejar as ações e atividades relacionadas a cultura para os próximos 10 anos. Com este objetivo o município de Domingos Martins vai aderir, no próximos meses, ao Plano Nacional de Cultura (PNC), desenvolvido e coordenado pelo Ministério da Cultura (MinC).

O PNC sistematiza e implementa políticas públicas a longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. "A proposta é criar um Sistema Municipal de Cultura, onde serão definidas metas, necessidades e objetivos de atividades que estejam ligadas à cultura de nosso município", esclarece o secretário de Cultura e Turismo, Alexsandro Schultz.

Com  a adesão ao PNC, os recursos federais e estaduais serão repassados diretamente ao Fundo Municipal de Cultura e serão aplicados de acordo com o planejamento traçado para os próximos 10 anos.

Na última terça-feira (10) representantes de oito municípios capixabas participaram de uma reunião de orientação para adesão ao PNC: Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Teresa, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Itaguaçu, Castelo e São Roque do Canaã. O encontro foi realizado na Casa da 
Cultura e foi coordenado pela consultora da UNESCO - SNC, Carla Osório.

"Após essa reunião, os municípios devem começar o processo de adesão, quando devem cumprir uma série de normas técnicas, como por exemplo a implantação do Plano Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura", explica Carla.


O município de Domingos Martins já criou e implementou os três pré-requisitos apontados pela consultora da UNESCO - SNC. "O próximo passo é assinar um acordo com o Ministério da Cultura para darmos início ao planejamento das ações que irão nortear o futuro da cultura  de Domingos Martins", finaliza o secretário Alexsandro Schultz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário