segunda-feira, 25 de junho de 2012

Festival de Inverno de Domingos Martins traz novidades e shows nacionais em 2012

O XIX Festival Internacional de Música Erudita e Popular de Domingos Martins sofre uma reformulação em 2012 e ficou incrementado. Este ano, o maior evento de música clássica e popular do Estado do Espírito Santo é uma realização do Governo do Estado.

"O Governo do Estado tem dado prioridade ao Festival como evento indutor do turismo nas montanhas. Desde que terminou o festival no ano passado, estamos organizando a edição deste ano. A cidade vem sendo preparada para receber o festival. O nosso objetivo é deixar um legado para a comunidade, tanto em infraestrutura, quanto em qualificação de profissionais, geração de empregos e renda. Um exemplo de que a importância do evento está sendo reconhecida é que o número de parceiros que apoiam o evento tem aumentado a cada ano", enfatizou o secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos.


Segundo a Secretaria de Turismo, que agora realiza do festival, o objetivo agora é deixar um legado para a comunidade, tanto em infraestrutura, quanto em qualificação de profissionais

O festival será realizado de 20 a 29 de julho. Com o tema "do prelúdio ao baião" o festival, considerado um dos mais importantes do País, incluirá desde nomes consagrados como Dominguinhos, passando por grupos locais em sua programação.

A avant-première do evento serão no dia 5 de julho (quinta-feira), às 20 horas, no Teatro Carlos Gomes, com recital de Piano com Fernando Vago e show com Mirano Schuler e Trio Gonzagão de Cartola. Entre os detalhes que ainda estão sendo fechados está uma grande atração internacional e a Feira de Livros de autores capixabas, com apoio da Academia Espírito-Santense de Letras.

Também é uma novidade a interiorização das oficinas, como é o caso de Melgaço, onde haverá cursos à noite de Prática de Banda de Metais, Concertina e Sanfona e Música Folclórica Alemã – Coral, esta última atendendo a uma demanda da própria comunidade.

Cento e oitenta alunos já fizeram suas inscrições, entre eles 20 estrangeiros de países como Estados Unidos, Suécia, Sérvia e Coréia do Sul. Para 2012 serão 987 músicos envolvidos, 55 atrações, 75 horas de apresentação musical, 10 dias de evento, 650 vagas nas oficinas, sendo 370 bolsas.

Das 32 oficinas de instrumentos musicais e de canto que serão oferecidas durante o evento, 12 já tiveram suas vagas totalmente preenchidas. São elas: Clarinete, Flauta, Oboé, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba e Bombardino, Violão Popular, Violoncelo, e Violino - Turmas 1 e 2.

Trem das Montanhas Noturno

Uma outra grande novidade para este anos são as saídas noturnas do Trem das Montanhas Capixabas especialmente para o Festival de Inverno. Nos finais de semana dos dias 20 e 21 e 27 e 28 de julho (sábados e domingos), o trem sairá da estação de Viana, às 19h30, indo até o Vale da Estação, em Domingos Martins. Da estação até a cidade haverá transfer de van.

A previsão é de que o trem retorne para Viana às 23h. Também será possível comprar o passeio de trem só de ida e voltar de van, que está incluída no preço. Além do serviço de bordo oferecido normalmente, dentro do trem haverá apresentações musicais. Mais informações do transporte podem ser obtidas com a Serra Verde Express, nos telefones 2123-0229, 2123-0228, e no site da empresa.


Confira a programação completa


Nenhum comentário:

Postar um comentário