segunda-feira, 4 de junho de 2012

Festa de Corpus Christi de Paraju comemora 102 anos


A Festa de Corpus Christi do distrito de Paraju, distante 32 quilômetros da sede de Domingos Martins completará 102 anos de muito sucesso. Neste ano a festividade acontecerá no domingo (10). As flores cultivadas pelos moradores católicos e luteranos da região ornamentarão um tapete multicolorido, principal atrativo do evento religioso. 



Com cerca de dois quilômetros de extensão pelas principais ruas da sede do distrito de Paraju, e dois metros de largura, o tapete será construído por cerca de 800 pessoas – católicos e luteranos – na véspera da festa. De acordo com a coordenadora católica, Florinda Stein as flores são cultivadas pelos moradores. 



Neste ano, conforme a coordenadora Florinda, a “Eucaristia” se destacará como um dos pontos altos da festividade, bem como o tema “Saúde Publica”, da Campanha da Fraternidade, além dos assuntos “Violência e Extermínio de Jovens no Brasil”.  
 
 
A Festa de Corpus Christi de Paraju, conforme a programação, será iniciada com uma missa celebrada pelo arcebispo Luiz Mancilha Vilela, acompanhado dos padres das paróquias de Santa Isabel, Domingos Martins e Sant’Ana, de Marechal Floriano. 



Diferente de outras cidades capixabas, como Castelo, em Paraju o evento é tradicionalmente celebrado no domingo posterior a data oficial. Os trabalhos de construção dos tapetes serão iniciados por volta de 18 horas do sábado (09), envolvendo pelo menor 500 moradores.



Para a confecção dos tapetes serão utilizadas flores produzidas pelos católicos e luteranos moradores em toda a região. Serão incluídas ainda técnicas de artesanato na elaboração dos painéis e ornamentos com motivos religiosos e outros, que se incluem na obra.



No domingo, às 10 horas, terá início a missa campal no Estádio Rogério Erlacher e a seguir acontece a procissão sobre os tapetes em direção à Praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Ali acontece e benção do Santíssimo e encerramento dos festejos religiosos.


Fonte: Montanhas Capixabas

Nenhum comentário:

Postar um comentário