quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia D contra a Dengue neste sábado (24). Mutirões de limpeza também são realizados no final de semana


                                           

A Vigilância em Saúde de Domingos Martins realiza no próximo final de semana ações de combate e prevenção à dengue. A iniciativa faz parte da Campanha de Enfrentamento à Dengue 2012, iniciada no mês de setembro com a promoção de palestras educativas em escolas e empresas do município.


Na sexta-feira (23) equipes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos fazem um mutirão de limpeza. Os trabalhos de recolhimento de lixo, especialmente pneus, garrafas, copos plásticos e embalagens que possam acumular água serão realizados no bairro Vila Verde, em Campinho, e nas comunidade de Soído e Santa Isabel.


Já no sábado (24) as equipes se concentram no centro de Campinho. "O combate e a prevenção à doença devem ser intensificados nesta época do ano, caracterizada pelo grande volume de chuva. É o cenário adequado para a proliferação do mosquito, por isso a importância dos mutirões", esclarece a gerente da Vigilância em Saúde, Luana Schwambach.


A Vigilância pede aos moradores que possuem quintais ou terrenos baldios que organizem todo o lixo e/ou entulho para o recolhimento. "Pedimos que o material seja acondicionado corretamente e depositado nas calçadas para o recolhimento pelos caminhões da prefeitura", explica a gerente. Os mutirões terão início às 8 horas.


Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que 95% dos focos de dengue são encontrados em residências. Por isso, durante o mutirão de limpeza, os moradores serão orientados novamente a prevenir a doença.



Dia D

Também do sábado, a Vigilância realiza o Dia D contra a Dengue na Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho. As atividades acontecem durante todo o dia e a programação inclui distribuição de material informativo, orientações e dicas de combate e prevenção à doença. Os participantes poderão ainda conhecer os estágios de desenvolvimento do Aedes Aegypti  já que será promovida ainda a exposição e amostragem de larvas.


"O objetivo é informar a população sobre os riscos da doença. O combate à dengue deve ser constante, por isso nunca é demais levar orientações aos moradores", destaca a agente de endemias Marilza Lange.  

  
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até outubro deste ano foram registrados em Domingos Martins quatro casos autóctones de Dengue (quando a doença é contraída no próprio município). Outros oito casos importados (contraídos fora do município) também foram registrados.  

Programação da Campanha de Enfrentamento à Dengue 2012

22/11 - Quinta-FeiraPalestra na Escola Municipal Santa Isabel
Reunião com garis para mutirões de limpeza

23/11 - Sexta-feiraMutirão de limpeza em Soído, Santa Isabel e Vila Verde
24/11 - SábadoMutirão de limpeza em Campinho
Dia D contra a Dengue - Praça Dr. Arthur Gerhardt

26 a 30/11
Limpeza de trechos de córregos na Sede, Vila Verde Soído e Santa Isabel

Mês de novembroAção educativa com jovens do Projeto ARCA em Aracê, Paraju, Melgaço, Sede, Santa Isabel e Biriricas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário