quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nova máquina de análise laboratorial automatiza realização de exames


Os exames laboratoriais realizados na Posto  de Saúde de Campinho serão automatizados a partir deste mês com a aquisição da A15, uma nova máquina de análise bioquímica. O equipamento, avaliado em R$ 50 mil, otimiza a realização de mais de 24 tipos de exames ofertados atualmente pela Rede Pública Municipal de Saúde.


Anteriormente, os procedimentos eram realizados manualmente, com o apoio de aparelhos menos sofisticados. Toda a operação do equipamento é informatizada. "Antes todo o processo era manual, mas com a máquina conseguimos trabalhar de forma mais ágil e segura. Há muito tempo estamos esperando por isso", conta a técnica de laboratório Alexandra Foeger Beilke.










O aparelho também permite a emissão de relatórios e a formação de bancos de dados. "Com o novo equipamento, conseguimos otimizar o trabalho. O que antes fazíamos em dois dias, agora conseguimos concluir em um. Assim conseguimos gerar os resultados dos exames mais rápido para o paciente", avalia a técnica de laboratório Leonilda Braun Bertolo.



A A15 foi adquirida por meio do Projeto "Trabalhar Sim, Adoecer Não", desenvolvido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Ministério Público do Trabalho. O objetivo é garantir aos trabalhadores municipais condições seguras e saudáveis de trabalho. "Construímos o projeto com o objetivo de reduzir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho por meio  de ações de prevenção, promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde", explica uma das idealizadoras do projeto, Luana Schwambach.
Equipe do laboratório de análises clínicas


Além da aquisição da A15, o projeto prevê a compra veículos, equipamentos de informática, material de escritório, uniformes, mesas, cadeiras, armários e ainda a realização de capacitações e de cursos de atualização profissional para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde. "A relação de itens a serem adquiridos foi elaborada pelos próprios servidores municipais", destaca Luana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário