quarta-feira, 23 de maio de 2012

Alunos aperfeiçoam conhecimentos musicais em escola de Domingos Martins


Alunos do ensino fundamental da Escola Pedreiras, localizada em Domingos Martins, que apresentam alto índice de habilidade em instrumentos musicais, foram avaliados e selecionados para frequentar a Sala de Altas Habilidades, criada pelo Ministério da Educação (MEC) e implantada pela Secretaria de Estado da Estado da Educação (Sedu) na unidade.
 
A Sala de Altas Habilidades tem como finalidade utilizar linguagens corporal, musical, plástica, oral ou escrita como forma de expressar ideias que colaboram para o processo de construção de significados, visando enriquecer cada vez mais a capacidade comunicativa e intelectual dos alunos.
 
Com o auxílio de uma apostila de conceitos básicos sobre a música, a turma formada por 10 crianças de segunda a sétima série, assiste atenta às aulas ministradas por um pastor que mora na cidade, como explica a professora Sandra Canal.  
 
“O pastor toca violão há mais de 25 anos numa igreja da comunidade e se prontificou a fazer esse trabalho voluntário. Durante os encontros ele explica o passo a passo de como manusear o instrumento, revela a postura ideal que se deve adotar ao praticar e a maneira correta de guardar o instrumento para garantir o bom estado de conservação”, disse. 
 
As avaliações dos alunos ocorreram entre os meses de outubro e novembro de 2011. Os critérios usados foram um questionário sobre habilidades específicas e apresentações dos alunos interessados em participar. “Com os dados em mãos pudemos identificar com mais precisão as crianças que realmente tinham alguma habilidade ou facilidade em aprender a modalidade”, frisou a professora. 
 
Sandra Canal acrescenta ainda que as aulas já apresentam resultados satisfatórios. “Eles estão empolgadas com a ideia e cada dia mais dedicados, fato muito gratificante para a escola”, finalizou a professora. As aulas na Sala de Altas Habilidades da Escola Pedreiras ocorrem sempre às quintas-feiras, de 18h30 às 20h, e seguem até o final do ano.

Fonte: Montanhas Capixabas

Nenhum comentário:

Postar um comentário