quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pecuaristas participam de curso de inseminação artificial em Domingos Martins

Começa hoje (15) e prossegue até o próximo sábado um curso sobre técnica da inseminação artificial em bovinos e sobre o melhoramento genético, em Alto Jucu, Domingos Martins. Doze pecuaristas leiteiros da localidade participarão do curso.


O curso pretende contribuir para aumentar a produção leiteira na região, uma prática que proporcionará aos produtores rurais ganhos significativos de rentabilidade. As atividades acontecem das 8 às 17 horas, na Igreja Luterana da comunidade de Alto Jucu.



O curso é uma realização do Sindicato Rural Patronal de Domingos Martins e extensão de base em Marechal Floriano, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) e Secretaria Municipal de Agricultura e desenvolvimento Rural de Domingos Martins.



A capacitação terá atividades teóricas e práticas. Hoje e amanhã acontecem as aulas teóricas, quando os participantes receberão informações sobre a importância econômica da inseminação artificial e sobre os cuidados necessários para realização da técnica, como higiene e controle de doenças, o que vai contribuir muito para o melhoramento genético do rebanho.



A partir da sexta-feira os 12 participantes contarão com acompanhamento personalizado do instrutor do Senar-ES, o médico veterinário Rômulo Sobrosa Rodrigues. Ele mostrará na prática a técnica.




O presidente do Sindicato Rural Patronal de Domingos Martins, Nilton Falcão, explica que o curso tem o objetivo de capacitar os produtores para a formação do Núcleo de Inseminação Comunitário na região de Aracê e Tijuco Preto. “Esse núcleo se diferenciará dos outros porque cada propriedade vai poder capacitar uma pessoa para inseminar o seu rebanho”, destaca.




De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins, Ivo Pizzol, o curso de inseminação artificial vai fazer com que o município possa explorar melhor o potencial de produção pecuária através do melhoramento genético, manejo de pastagem e sanidade animal.




“Essa é uma forma de tornarmos essa atividade perene e de agregação de valor ao produtor rural familiar. Recentemente o município recebeu três resfriadores de leite e um botijão de sêmen, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag).




Fonte: Montanhas Capixabas

Nenhum comentário:

Postar um comentário