quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Câmara prestigia lançamento de livro sobre a vida de Dona Rosita Schorling

A Câmara Municipal de Domingos Martins participou na noite da última quinta-feira, dia 26 de janeiro, do lançamento do livro “Rosa Helena Schorling, Além da Folha de Vento”, escrito pelo jornalista Fabrício Fernandes e publicado pela Editora da Universidade Federal do Espírito Santo (Edufes).


O evento, realizado na Biblioteca Pública Estadual, na Praia do Suá, em Vitória, contou com a presença do Presidente da Casa, vereador Eduardo José Ramos, que estava acompanhado pela Secretária Geral Administrativa, Elma da Penha Hortolani, e pelo responsável pelo SIC – Setor de Informação Cultural do legislativo, Joel Gulherme Velten, além do representante da assessoria de comunicação, Hudson Luiz Entringer.


Amigos e familiares também puderam adquirir um exemplar autografado do livro-reportagem que conta fatos da vida da ilustre moradora de nosso município. Entre os presentes o Presidente do Instituo Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Getúlio Marcos Pereira Neves, o Deputado Estadual Hércules Silveira, a Coordenadora do Núcleo Social Rural da Secretaria Estadual de Agricultura, Célia Kiefer, o senhor Helmut Meyerfreund e esposa, a poeta Kátia Bobbio, representantes dos pára-quedistas do Exército e do Estado de São Paulo, o historiador Gabriel Bitencourt, o presidente do Aeroclube do Espírito Santo, Alfredo Cesar da Silva, familiares do autor da obra e imprensa em geral.

montagem Rosita


Momento de grande emoção foi o encontro de Dona Rosita com os seus primeiros alunos do grupo escolar Teófilo Paulino, turma de 1955: o médico pediatra Lobato Lopes e os professores Joel Guilherme Velten, Elisabeth Gonçalves e Eunice Santana.

livro Rosita


O livro traz muitas passagens de sua vida, como o início da paixão pela aviação na época que estudava em Vitória, aos 17 anos. Após se formar, foi para o Rio de janeiro, onde morou por 18 anos. Lá estudou aviação e em 1940 pode realizar seu sonho de saltar de paraquedas, O feito histórico aconteceu nas comemorações da Semana da Asa, o que a tornou a primeira mulher paraquedista brasileira, a primeira aviadora capixaba e a oitava do país.


Ao total, Dona Rosita, como popularmente e carinhosamente é conhecida, já realizou 137 saltos por todo Brasil. Tem o desejo aos 93 anos de saltar mais uma vez no aeroclube de Barra do Jucu, em Vila Velha, local do seu último salto no ano de 1997, apenas aguardando autorização médica para realizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário