sábado, 4 de fevereiro de 2012

Mata é devastada e proprietário rural é multado em R$ 63 mil

Um proprietário rural de Domingos Martins, com propriedade na localidade de Caetés, no município de Vargem Alta, distante cerca de 30 quilômetros da Sede, foi denunciado por desmatamento de área de vegetação primária de Mata Atlântica. 
 
 
A área desmatada é de nove hectares, equivalente a nove campos de futebol. O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) fazia um trabalho de campo para criação de uma unidade de conservação no local e se deparou com o desmatamento. Várias espécies de árvores foram cortadas.


Na mesma área, um pequeno córrego foi aterrado com a terra retirada da propriedade com uso de um trator. A água ainda corre pelo córrego, mas segundo um fiscal do Iema, será preciso vários anos para o local se recuperar.


A área foi medida pelos fiscais para avaliar os danos e o proprietário teve que comparecer à sede do Parque Estadual de Pedra Azul, na manhã de ontem (3), onde recebeu uma multa no valor de R$ 63 mil. Ele responderá a dois processos: um administrativo - multa e obrigação de reparar o dano - e um penal - Lei de Crimes Ambientais, que pode acarretar até em prisão.


A área está permanentemente embargada por tempo indeterminado. O proprietário não poderá usar o local para quaisquer culturas. Há suspeita que a área estava sendo devastada para construção de um condomínio.



Fonte: Montanhas Capixabas

Nenhum comentário:

Postar um comentário