quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mudanças para o Parque da Pedra Azul são discutidas em reunião

A população de Domingos Martins se reuniu com representantes do Iema, na terça-feira (20), para discutir o Uso Público do Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), localizado no município. O evento tinha como objetivo apresentar propostas de melhorias para a Unidade de Conservação e apurar sugestões dos presentes.



A reunião foi realizada na Igreja Católica Nossa Senhora de Fátima e contou com a presença do diretor presidente do Instituto estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Aladim Fernando Cerqueira, da subsecretária de Estado do Turismo, Diomedes Maria Caliman Berger, do vice-prefeito de Domingos Martins, Fábio Anselmo Trarbach, gestores ambientais municipais, representantes do setor hoteleiro, produtores rurais, monitores e conselheiros do Parque e a Associação Capixaba de Escalada.



Entres os diversos assuntos abordados com relação ao planejamento estratégico do Pepaz para o biênio de 2012 a 2014, os principais foram: reestruturação das trilhas; estudo de uso de ocupação da terra na região entre Pedra Azul e Forno Grande – área prioritária para criação de um Corredor Ecológico; influência aumento do número de visitantes em função das mudanças propostas. 



O coordenador de Áreas Protegidas do Iema, André Tebaldi, afirma que o encontro foi fundamental para ouvir o que a comunidade do entorno do Parque espera dos gestores ambientais. “Houve um amadurecimento no sistema de gestão de áreas públicas no Espírito Santo, onde é estabelecida uma parceria entre poder público e sociedade na proteção dos recursos naturais das Unidades de Conservação (UCs)”, explica.



Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz)



Foi criado por meio da Lei Estadual n° 4.507/91. Seu objetivo é proteger amostras significativas dos ecossistemas regionais, as quais se destacam as formações rochosas de granito e gnaisse. Abrigada um dos mais importantes cartões postais do Estado, a Pedra Azul, que possui 1.822 metros, além da Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude. Um detalhe interessante é a Pedra do Lagarto unida à Pedra Azul. Ambas podem ser avistadas da BR-262. Entre as principais espécies vegetais da unidade encontram-se orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, além de várias espécies de canela. A fauna é diversificada contando com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção como sagüi-da-serra, onça sussuarana e macaco barbado. É um dos parques mais visitados por turistas no Estado, principalmente, no período de inverno.



Área aproximada: 1.240 ha.

Localização: Município de Domingos Martins, distrito de Pedra Azul.

Horário de funcionamento: das 8 horas às 17 horas.

Informações: (27) 3248-1156 ou pepaz@iema.es.gov.br.


Fonte: Montanhas Capixabas

Nenhum comentário:

Postar um comentário