segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Budistas planejam construir novo templo em Domingos Martins

Distante cerca de quatro quilômetros de Campinho, Sede de Domingos Martins, o templo budista tibetano Nga Yab Ling é considerado um local de paz, relaxamento e meditação nas montanhas capixabas.

Fundado em 2007, o templo de Domingos Martins foi criado por um grupo de seguidores e simpatizantes do budismo no Estado. Mas, com a crescente procura pelo local, um dos próximos passos do grupo é construir um novo templo, em um terreno ao lado do atual, com todas as características de um templo budista tradicional.

Existe até uma foto de como será a obra, que tem tudo para ser um novo local de turismo da região. Para a representante do templo Nga Yab Ling, Ângela Maria Vescovi, esse é um sonho do mestre espiritual do grupo, o tibetano Khentrul Tashi Sonam Tulku Rinpoche.




“Queremos concretizar esse sonho e para isso precisamos de doações de simpatizantes e participantes do grupo. O nosso templo será praticamente igual ao que existe no município de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, que se transformou em um dos principais pontos turísticos da região”, contou Ângela.

Segundo ela, o município de Três Coroas se desenvolveu devido às visitações ao templo, aonde pessoas de todo o mundo vão para conhecê-lo. Outro projeto idealizado pelo mestre espiritual, segundo Ângela, é a construção de uma universidade budista em Domingos Martins.

Para o marido de Ângela, o aposentado José Carlos de Brito, esse é um projeto  audacioso e deverá ser executado a longo prazo. “Com certeza essa obra será um marco não só para a região, mas para o Estado e para o Brasil. Para isso precisamos de parcerias e doações para concretizar esse sonho, que acreditamos que conseguiremos, mesmo que demore alguns anos”, destacou José Carlos.

Ângela Vescovi acrescentou que o local onde está o atual templo, no mesmo terreno onde será construído o novo, transmite paz e relaxamento a quem simplesmente conhecer a região. “Esse local é realmente abençoado”, acrescenta.

Traduzindo o nome do templo, Nga Yab Ling quer dizer Terra Pura de Padmasambhava. Essa última palavra se refere ao nome de um dos mais influentes mestres budistas tibetanos.

Templo aproxima moradores das montanhas do budismo

Em uma região onde a maioria dos moradores segue as religiões católica e luterana, a criação de um templo budista chama a atenção de muitas pessoas, que já começaram a se interessar e conhecer melhor o que é o budismo.

Em Domingos Martins, muitos já começaram a frequentar o templo budista, seja para conhecer ou para participar de retiros realizados todos os meses. Um exemplo é Lucinéia Orlandi, moradora da cidade há cerca de seis anos e que desde a inauguração do templo virou simpatizante do budismo.



Há poucos dias, ela se mudou para o templo, onde cuida de todo o local e recebe visitas de pessoas que querem conhecer o templo durante a semana. Ela contou que quer se tornar budista, por isso está aprendendo e se dedicando aos ensinamentos.

Ela conta que não é preciso deixar nenhuma religião para praticar o que o budismo ensina. “Eu considero o budismo um modo de viver, um caminho em que encontramos a paz e que nos faz mudar o nosso modo de agir em situações do dia a dia. Aprendemos a ser uma pessoa mais compreensível e entender certas situações da vida”, destacou ela.



Lucinéia, que é de uma família católica, disse que antes de conhecer o budismo não seguia profundamente nenhuma religião. “Quando eu acompanho uma prática do budismo ou um retiro, fico com o coração confortável. A pessoa passa a sentir um amor a todos os seres e entender o próximo”,  garantiu.

Lucinéia disse ainda que no mundo turbulento de hoje em dia, quem vai até o templo se desliga de tudo e sai de lá muito mais leve. Segundo a representante do templo Nga Yab Ling, Ângela Maria Vescovi, qualquer pessoa pode conhecer o templo e participar dos retiros.

Mestre budista diz que local é abençoado

O grupo que construiu o atual templo em Domingos Martins em 2008 já se reunia duas vezes por semana em Vitória, como fazem até hoje. Entretanto, eles queriam um local para realizar retiros, um pouco afastado de Grande Vitória.

Para adquirir o terreno, além de pessoas do grupo, simpatizantes do budismo também ajudaram na aquisição do local, em 2007. Em janeiro de 2008 começaram as primeiras cerimônias. Segundo a professora de yoga e uma das representantes do templo tibetano Nga Yab Ling, Ângela Maria Vescovi, o mestre espiritual do grupo se encantou com o local quando o conheceu.

Atualmente morando na Malásia, o mestre espiritual Khentrul Tashi Sonam Tulku Rinpoche nasceu em 1967 na cidade de Kardze Padri, na província de Kham, no sudeste do Tibet, continente asiático. Ao conhecer o terreno onde foi construído o templo, em Domingos Martins, ele afirmou que o local era abençoado.
“Um dos rituais do budismo é equilibrar os elementos – terra, fogo, água, ar e éter - antes de construir um templo. O que me chamou a atenção foi que o nosso mestre disse que não havia a necessidade de equilibrar os cinco elementos, pois todos estavam equilibrados. Ele gostou muito da região por se parecer muito com o Tibet, a terra natal dele, onde há muitas flores”, disse Ângela

Capixabas se encontrarão com Dalai Lama

Um grupo de aproximadamente 20 budistas capixabas já está se preparando para participar de um encontro com o Dalai Lama, Tenzin Gyatzo, que estará em São Paulo entre os próximos dias 15 e 17 de setembro. Dalai Lama, também chamado de Sua Santidade, é o líder espiritual dos budistas em todo o mundo.

Para Ângela Maria Vescovi, do templo de Domingos Martins e que participará do encontro, esse será um momento muito especial. No primeiro dia da visita de Dalai Lama, ele terá um encontro com 500 empresários.

No dia 16 haverá um simpósio com o tema: Encontro entre o Saber Tradicional e o Científico e no terceiro dia da visita do líder espiritual budista haverá duas palestras abertas ao público em geral. Uma sobre convivência responsável e solidária e outra com o tema: Cultivando Emoções Construtivas.

Projetos sociais para a comunidade

Entre os projetos do templo budista tibetano Nga Yab Ling, de Domingos Martins, um deverá ser iniciado ainda este ano. Trata-se de um projeto desenvolvido pelos membros do grupo e que pretende oferecer tratamentos psicológico e terapêutico gratuitos para os moradores de Domingos Martins.

A ideia, segundo a professora de yoga Ângela Maria Vescovi, é identificar pessoas e famílias de dependentes químicos que precisam de apoio emocional e psicológico. Entre os integrantes do grupo há médicos, psicólogos, terapeutas, psiquiatras, especialistas em yoga e terapias florais, entre outros, que farão atendimentos gratuitos a pessoas que precisarem e não têm condições de pagarem por isso.

“Também já iniciamos uma conversa com representantes da Prefeitura para que possamos participar do próximo Festival de Inverno da cidade, que é um dos mais importantes eventos da região. Podemos deixar nossa estrutura à disposição para acolher visitantes, por exemplo”, disse Ângela.

Contatos

Quem quiser conhecer o templo budista deve marcar uma visita pelo telefone (27) 9872-2112 ou pelo e-mail: cdbudacompaixao@hotmail.com. Também há encontros semanais na Grande Vitória.

Fonte: Montanhas Capixabas, 2011. Adaptação: Equipe de Edição do Portal Notaicias Martinenses, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário