domingo, 25 de agosto de 2013

Centro de Domingos Martins terá estacionamento rotativo a partir de 2014


Após a aprovação do Plano Diretor Municipal (PDM) em Domingos Martins, que reduziu de sete para quatro o limite de andares para novas obras na cidade e aumentou a exigência de vagas de garagens para apartamentos, casas e estabelecimentos comerciais, também deverá ser implantado em Campinho, Sede do município, o estacionamento rotativo.

O projeto de lei que autoriza o município a implantar o estacionamento pago na cidade foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Carlinhos Borboleta. O prefeito disse que ainda não há uma data para o início da cobrança, pois a prefeitura está estudando a legislação para implantá-la.

“Vamos nos empenhar para implementar o estacionamento rotativo o mais rápido possível. Até o próximo ano queremos esse sistema funcionando. Nossa intenção é destinar para entidades filantrópicas no município o valor arrecadado com o pagamento do estacionamento”, adiantou o prefeito. 

Carlinhos informou ainda que o processo para a implementação do serviço exige ainda um estudo de viabilidade e operacionalização do sistema, onde serão analisados aspectos econômicos e sociais, entre eles locais de cobrança, tempo limite de permanência e acessibilidade.

Além do estacionamento rotativo, que tem o objetivo principal de facilitar o trânsito na cidade, pois inibirá que os moradores tirem seus carros das garagens para ir ao trabalho, por exemplo, o PDM que foi aprovado também aumentará vagas de garagens em prédios que serão construídos.

Atualmente, uma residência com mais de 75 metros de área construída tem a obrigação de disponibilizar uma vaga de garagem. O PDM que foi aprovado estipula que esse tipo de residência terá que dispor de duas vagas de garagem. 

De acordo com o coordenador geral do PDM, Henrique Denícoli, as novas regras do PDM também ampliam a área de expansão urbana em todo o município, o que pode evitar uma maior concentração de obras do centro.

O que mudará com o PDM

Altura de prédios –
 Atualmente, o Código de Obras permite construções de até sete andares na Sede. O PDM reduz esse limite para quatro pavimentos.

Vagas de garagem – Residências com mais de 75 metros de área construída passará a disponibilizar de duas vagas de garagem, contra uma vaga exigida atualmente.

Zonas urbanas – Na sede e nos distritos do município, as áreas urbanas e de expansão urbanas foram ampliadas, o que permite novas construções dentro das exigências de construções do PDM.

Zonas rurais – Em Pedra Azul, por exemplo, foi aumentado o tamanho mínimo de áreas para construção. A intenção é evitar a grande concentração de residências, o que pode prejudicar o abastecimento de água, por exemplo.

Fonte: Montanhas Capixabas

2 comentários:

  1. O estacionamento rotativo é nada mais nada menos que um meio de arrecadar dinheiro para os cofres públicos.Porque não fazem um edifício de propriedade da prefeitura de garagens para auxiliar nas vagas de estacionamentos.Em breve teremos flanelinhas comandando nossas ruas...

    ResponderExcluir
  2. Péssima tentativa de melhoras.Têm que estudar mais!!!

    ResponderExcluir