quinta-feira, 27 de junho de 2013

Eleitores de Domingos Martins farão recadastramento biométrico a partir de julho

A Justiça Eleitoral do Espírito Santo já recadastrou biometricamente 3% do eleitorado do Estado, que correspondem a três municípios: Castelo, que tem 26.628 eleitores; Viana, com 39.059 eleitores e Dores do Rio Preto, com 5.114 eleitores. Então, são 70.801 eleitores já cadastrados pela coleta biométrica dos dados no Estado, no período de 2009 a 2011. O Espírito Santo possui 58 Zonas Eleitorais e um total de 2.627.654 eleitores.

A partir do dia 15 de julho será a vez de Domingos Martins, os eleitores do município devem começar a procurar o Cartório Eleitoral do município para fazer o recadastramento biométrico. Esse processo consiste na identificação do eleitor através das digitais, garantindo ainda mais segurança  aos brasileiros na hora de votar .

“Os municípios que passarão pela revisão biométrica não foram escolhidos aleatoriamente, pois terão seus eleitores recadastrados porque a Justiça Eleitoral detectou uma desproporcionalidade entre o número de eleitores e o número de habitantes em cada um deles. Por conta dessa dicotomia, é que o TRE-ES fará a revisão biométrica nesses 15 municípios”, esclareceu o desembargador Annibal.

Para fazer o recadastramento, o eleitor deve procurar o Cartório Eleitoral munido de documento oficial com foto, comprovante de residência e o título de eleitor, caso tenha. O não comparecimento implica no cancelamento do seu registro eleitoral e, consequentemente, na suspensão dos direitos políticos do cidadão.

Em Domingos Martins o prazo para o recadastramento é de 15 de julho a 27 de setembro. Todos os eleitores do município deverão fazer a identificação digital no Cartório Eleitoral da sede, localizado na Rua de Lazer, no centro da cidade. O processo já está sendo realizado, e a partir do próximo mês a Unidade estará recebendo um reforço com a contratação de mais 18 funcionários para atender a demanda e agilizar o atendimento à população. 

É importante lembrar que o não comparecimento para o recadastramento, implica no cancelamento do registro do eleitor e, consequentemente, na suspensão dos direitos políticos do cidadão. Para fazer o recadastramento, o eleitor terá que se informar sobre o calendário em seu município, procurar o Cartório Eleitoral munido de documento oficial com foto, comprovante de residência e o título de eleitor, caso tenha.

Fonte: FMZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário