quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Blummerfest agitará Domingos Martins entre os dias 17 e 20 de Outubro

Entre os dias 17 e 20 de outubro, a cidade de Domingos Martins vai ficar ainda mais colorida. Orquídeas e bromélias são algumas das plantas que serão destaque durante a 16ª Blumenfest, a Festa das Flores. Além da mostra de flores, uma extensa programação cultural está prevista para animar quem passar pelo evento, com shows musicais, folclóricos, exposição de pintura e eleição de reis e rainhas. São esperados cerca de 15 mil visitantes durante os dias de festa.

Segundo o presidente do Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano, Leoderio Velten, aproximadamente mil plantas estarão expostas durante os quatro dias do evento, incluindo algumas raridades. "As Cattleyas wameri e schillerianas são destaques por suas variações de formas, cores, tamanhos, além de serem nativas da região. Teremos também as variedades dasschillerianas, como as albescens que são raras e fazem os olhos dos orquidófilos brilharem”, afirma.

Leoderio explica ainda que a Blumenfest é uma oportunidade para que turistas conheçam espécies que são originárias de Domingos Martins e proximidades. “Mais de 200 orquidófilos irão contribuir com a exposição e abrilhantar o evento. Temos uma região riquíssima no que diz respeito à oferta de orquídeas. Muitas plantas que hoje são famosas no Brasil e no mundo foram descobertas aqui e levadas para outros locais. É o caso da Laelia praestans e da Laelia pumila e de outras espécies”, ressalta.

Laelia pumila

Além disso, a festa reserva um espaço onde poderão ser vistas plantas curiosas, como por exemplo, a Barbosella miersii, a menor orquídea em tamanho de flor do mundo. A planta toda mede o tamanho da cabeça de um alfinete. Também será possível conferir a Neoregelia lilliputiana, menor bromélia do mundo. E tem mais: sabia que existe uma orquídea negra? É a Maxillaria schunkeana. A maior orquídea em tamanho de flor do Brasil (pode chegar a até 25 cm), a Cattleya warneri também estará em exposição. Segundo Leoderio, todas são originárias de Domingos Martins.

Cattleya warneri

As plantas expostas serão julgadas por um comitê avaliador e serão premiadas durante o evento. E para o visitante que desejar levar para casa uma amostra de toda a beleza presente na Blumenfest, haverá uma área de comercialização, com opções para todos os gostos e bolsos. Lá será possível, além de adquirir espécies de orquídeas, comprar plantas como: bromélias, rosa do deserto, cactos, antúrios, elicônias e samambaias.


Eleição de Rei e Rainha


Os interessados em concorrer ao título de Rei e Rainha da Blumenfest ainda têm tempo para se inscrever. Para este ano são duas categorias: infantil (três a sete anos) e adulto (a partir de 15 anos) e a eleição ocorre no primeiro dia da festa.

Para se candidatar é necessário comparecer à sede da Sectur, localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 702, com cópias da documentação pessoal e comprovante de residência. O traje para o desfile será o de camponês. “No dia da eleição os candidatos devem estar atentos, pois não serão aceitos trajes típicos alemães ou italianos. O requisito é que estejam vestidos como camponeses para que estejam de acordo com o conceito da festa”, explica a gerente municipal de turismo, Luciana Velten.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário