segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Educação do Campo: livro reúne trabalhos produzidos por professores de Domingos Martins


Educação do Campo: Saberes e Práticas. Este é o título do livro que reúne artigos científicos produzidos por profissionais da Rede Municipal de Educação de Domingos Martins durante  o curso de Formação Continuada. Os textos são o resultado dos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano de 2010.


O livro, produzido em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi lançado na última sexta-feira (28) durante o V Seminário de Educação: Práticas Pedagógicas na Educação do Campo, realizado em Pedra Azul.


A obra, que faz parte da coleção "Educação do Campo", desenvolvida pela instituição federal, traz textos agrupados em quatro eixos de discussão. "Formação do Professor do Campo" traz artigos assinados por Maria Aparecida Trarbach, Mônica Nickel, Roseli Gonoring e Lilia Jonat Stein.


"Territórios Campesinos" é o tema do segundo eixo, que reúne oito trabalhos realizados por  99 professores das escolas de Soído, Biriricase e José Uliana, e das Creches Vila Verde, Natália Velten Peterli, Perobas, Cantinho do Amor e Jutta Batista da Silva.
As experiências das escolas de Tijuco Preto, Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu, Cristo Rei e do CMEI Germano Gehardt estão relatadas no eixo "Sustentabilidade". Já o quarto e último eixo do livro, denominado "Saberes e Práticas" relaciona trabalhos desenvolvidos nas unidades municipais Fazenda Alberto Bringer, Melgaço, Rio Ponte, Augusto P. B. Pagung, Luiz Pianzola, Eugênio Pinto Sant'anna e Mariano Ferreira de Nazareth.
 
Irineu Foerste: um dos organizadores do livro
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 500 exemplares do livro já foram distribuídos gratuitamente a profissionais da área. "A primeira edição já está esgotada, não temos mais exemplares para distribuição, mas estamos estudando junto à Ufes a possibilidade de fazermos a segunda edição da obra", explica uma das coordenadoras do seminário de educação, Monica Nickel.



Seminário de Educação
Mais de 400 profissionais, entre professores, diretores, auxiliares e técnicos da área da educação participaram do V Seminário de Educação: Práticas Pedagógicas na Educação do Campo, realizado em Pedra Azul na última sexta-feira (28).
 
"Este bonito momento é o resultado de muito trabalho de nossos queridos professores, que não medem esforços para proporcionar uma educação de ótima qualidade para as crianças de nosso município. Prova disso são os resultados do último IDEB, onde nossas escolas aparecem entre as melhores do Espírito Santo. Parabéns a todos por mais esta conquista", disse o prefeito Wanzete Krüger.
O seminário marcou o encerramento das atividades de 2012 do Curso de Formação Continuada, promovido pelo Programa de Educação no Campo. Durante todo o ano, os profissionais participam de capacitações e cursos de aprimoramento. Também durante o seminário grupos de pesquisa da Ufes avaliaram a produção dos trabalhos finais.
Além de educadores de Domingos Martins, participaram do seminário como convidados outros profissionais dos municípios de Santa Maria de Jetibá, Pancas, São Roque do Canaã, Castelo, Laranja da Terra e Rio Bananal.
A programação, realizada durante todo o dia, também contou com apresentações culturais e palestras. As atividades do Curso de Formação Continuada em Educação do Campo voltam a ser desenvolvidas em fevereiro do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário