terça-feira, 26 de novembro de 2013

Chuva provoca erosão e derrapagens na BR-262

Após 48 horas de chuvas fortes e ininterruptas, os efeitos negativos começaram a surgir na Rodovia BR-262: a grande quantidade de água na pista provocou o desbarrancamento no acostamento em um trecho da estrada federal, às 11 horas desta terça-feira (26). O trânsito permanece normal. 
 
Neste mesmo fim de manhã, um táxi e um caminhão que ficou sem freios também derraparam e caíram no matagal e na sarjeta lateral de escoamento. As três ocorrências aconteceram nos quilômetros 29 e 33, no trecho conhecido por Serra da Boa Vista, em Santa Isabel, Domingos Martins. 
 
 
A queda do barranco ao lado da pista obrigou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a reduzir a pista para evitar quedas de veículos na erosão gigantesca provocada pelas enxurradas. O desbarrancamento da pista aconteceu no fim da manhã desta terça-feira (26) e ação rápida da PRF evitou ocorrências. 
 
 
De acordo com servidores do DNIT, que estavam no local, uma estrada construída paralela à pista da estrada federal pode ter provocado a queda do barranco e destruição de pelo menos seis metros de pista. A recuperação será possível somente quando estiar. 
 
Outra hipótese dos técnicos do DNIT, é que um veículo possa ter colidido com mureta metálica, que estava apresentando grande quantidade de fissuras e facilitando a penetração de água decorrentes das fortes chuvas. O local onde ocorreu o desbarrancamento foi sinalizado e não provocou acidentes. 
 
  
 
Contudo, com a pista encharcada, um caminhão cujo motorista saiu sem lesões, saiu da pista após faltar freios. Perto dali, um táxi perdeu o controle e caiu na sarjeta lateral de escoamento de águas pluviais. Os motoristas saíram sem ferimentos. 

Fonte: Montanhas Capixabas

sábado, 23 de novembro de 2013

I Fórum Municipal da Juventude

“Quem somos, o que temos, o que queremos?”. Esses são alguns dos questionamentos que serão discutidos no I Fórum Municipal da Juventude de Domingos Martins. Marcado para o próximo dia 27, o evento deve reunir mais de 150 jovens de Campinho e também de comunidades do interior do município no auditório da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth.
 
Na programação, apresentações culturais, paineis, debates e atividades em grupo. A abertura oficial será às 8h30. Logo em seguida acontece o primeiro painel com o tema “Quem somos”, apresentado pelo presidente do Conselho Estadual da Juventude de Espírito Santo, Gustavo Badaró. “O que temos” será a segunda exposição, com a participação do secretário de Cultura e Turismo, Wellington Bleindorn; do gerente de Esportes, Nelson Soares e da assessora da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Secmads), Dilcimara Simmer. Às 11h30 acontece o debate.
 
“O objetivo é construir um diálogo com a juventude martinense, saber o que eles pensam e o que querem, participando, sugerindo ações e propostas para o bem comum. Além disso, a realização deste fórum também vem contribuir para a criação do Conselho Municipal da Juventude”, avalia a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Soemis Lyra dos Santos. 
 
A tarde será reservada para atividades em grupo temáticos sobre saúde, educação, esporte, cultura trabalho e emprego. O resultado será apresentado às 14h30. Todos os participantes receberão certificados.
 
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Domingos Martins, por meio da Secmads, em parceria com o vereador Emerson Monhol. 
 
Inscrições gratuitas
 
As vagas para o I Fórum da Juventude de Domingos Martins são limitadas e as inscrições ainda estão abertas. Os estudantes interessados podem fazer seu cadastro na própria escola. Entidades sociais e religiosas também podem inscrever seus representantes. Os demais interessados podem efetuar a inscrição na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na antiga LBA. Veja aqui a folha de inscrições
 
Programação
 
8h – Credenciamento e café
8h30 às 9h – Abertura oficial do evento – Apresentação cultural
9h30 – 1° Painel
Tema: Quem Somos – Expositor: Gustavo Badaró, Presidente do Conselho Estadual da Juventude do ES
10h30 – 2° Painel
Tema: O que temos – Expositores: Wellington Bleidorn, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Dilcimara Simmer, Assessora da SECMADS, Nelson Soares, Gerente de Esporte da SECEDU. 
11h30 – Debate
12h – Almoço
13h às 14h30 – Grupos temáticos - O que queremos: Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Trabalho e emprego.
14h30 às 15h30 – Apresentação das atividades dos grupos
15h30 – Encerramento das atividades e entrega dos certificados
 
Fonte: Assessoria de Comunicação PMDM (apud Montanhas Capixabas)


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Quatro pessoas detidas em Parajú por porte de armas


A Polícia Militar Ambiental prendeu na manhã desta terça-feira (12) quatro pessoas no distrito de Paraju, em Domingos Martins, em cumprimento a mandados de busca e apreensão em cinco residências, resultando na apreensão de armas, munições, apetrechos de caça e pássaros silvestres mantidos em cativeiro irregularmente.
 
Após várias denúncias de moradores e turistas versando sobre a prática de caça de animais silvestres durante a noite e principalmente nos finais de semana, inclusive para comercialização e consumo, os policiais realizaram levantamentos e solicitaram os mandados de busca e apreensão em cinco residências, sendo encontrada uma espingarda calibre 32, uma espingarda de pressão, duas garruchas, trinta e seis cartuchos de vários calibres, cinquenta e sete espoletas, carregadores de pólvora e chumbo, esferas para carregar cartuchos, vasilhames com pólvora, três redes, uma armadilha conhecida por arataca, além de cinco pássaros da fauna silvestre e cinco gaiolas.
 
Segundo os policiais, os objetos encontrados estavam escondidos dentro de sacos de ração, travesseiros, em sacolas escondidos em um pomar, no paiol etc.
 
Três homens de 25, 54 e 55 anos, além de uma mulher de 40 anos, foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Domingos Martins juntamente com todos os pássaros e objetos apreendidos.

Fonte: Notícias Capixabas