quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Clube-empresa de Domingos Martins é novidade na Série B do Capixabão

Escudo do Sport Club Capixaba
Marcada para começar no dia 25 de janeiro, a Série B do Campeonato Capixaba terá uma novidade: o Sport Club Capixaba, clube-empresa criado este ano no município de Domingos Martins, região Serrana do estado. Mesmo tendo praticamente o mesmo nome, o Capixaba em questão não tem qualquer relação com o já existente Sport Club Capixaba, de Guaçuí, que disputou a Copa Espírito Santo de 2011.
- Nosso nome é praticamente o mesmo do Capixaba que já existe, os dois são Sport Club Caixaba, mas a nossa diferença é que temos um LTDA no final. O clube acabou de ser fundado, mas temos ótimas intenções e isso vai ajudar o futebol do Espírito Santo. Temos, sim, o objetivo de subir para a primeira divisão do Capixabão, mas outro grande objetivo é a revelação de jogadores - diz o gerente de futebol do clube Pedro Arthur, que, por vários anos, foi dirigente do São Mateus e recentemente estava no Pinheiros.
Prefeitura vai ajudar estrura de jogos e treinos
Sem estádio próprio, o clube fundado por empresários conta com o apoio da prefeitura local. Por isso, de acordo com Nelson Soares, gerente de esportes de Domingos Martins, obras públicas serão realizadas para dar mais melhores condições de trabalho ao clube.
- A prefeitura vai providenciar melhorias em dois campos. A principal é no estádio Arthur Gerhardt, no centro da Cidade, onde o time pretende mandar seus jogos. Vamos cumprir as exigências da Federação de Futebol (FES) e do Corpo de Bombeiros, com obras na estrutura do local, como arquibancadas, iluminação, acesso, vestiários e gramado. A outra obra será na praça esportiva Rogério Erlarcher, em Paraju (distrito de Domingos Martins), onde o time vai treinar - explicou o representante da prefeitura. 

Estádio Athur Gerhardt, em Campinho, onde a equipe mandará os seus jogos

Série B do Capixabão 2014
Dez clubes pretendem entrar na disputa: Rio Branco-ES, Espírito Santo, Vilavelhense, GEL, Sport Club Capixaba (Domingos Martins), Cachoeiro, Unidos (São José do Calçado), Atlético Itapemirim, Serra e Tupy-ES. No entanto, três destes ainda precisam de um confirmação oficial até 31 de outubro. Além do Unidos, que precisa regularizar alguns documentos junto à Federação, o Vilavelhense e Espírito Santo F.C. ainda não indicaram em qual estádio vão mandar seus jogos.
A disputa terá início no dia 25 de janeiro e a partida final no dia 31 de maio - com rodadas nos fins e nos meios de semana. A publicação da tabela está prevista para novembro. Ao contrário de 2013, os 4 melhores na fase de inicial farão um quandrangular, que será disputado em turno e returno. Ao final desta fase, os dois melhores serão declarados campeão e vice e garantem o acesso para a Série A, em 2015.
Fonte: Globoesporte.com

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Blummerfest agitará Domingos Martins entre os dias 17 e 20 de Outubro

Entre os dias 17 e 20 de outubro, a cidade de Domingos Martins vai ficar ainda mais colorida. Orquídeas e bromélias são algumas das plantas que serão destaque durante a 16ª Blumenfest, a Festa das Flores. Além da mostra de flores, uma extensa programação cultural está prevista para animar quem passar pelo evento, com shows musicais, folclóricos, exposição de pintura e eleição de reis e rainhas. São esperados cerca de 15 mil visitantes durante os dias de festa.

Segundo o presidente do Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano, Leoderio Velten, aproximadamente mil plantas estarão expostas durante os quatro dias do evento, incluindo algumas raridades. "As Cattleyas wameri e schillerianas são destaques por suas variações de formas, cores, tamanhos, além de serem nativas da região. Teremos também as variedades dasschillerianas, como as albescens que são raras e fazem os olhos dos orquidófilos brilharem”, afirma.

Leoderio explica ainda que a Blumenfest é uma oportunidade para que turistas conheçam espécies que são originárias de Domingos Martins e proximidades. “Mais de 200 orquidófilos irão contribuir com a exposição e abrilhantar o evento. Temos uma região riquíssima no que diz respeito à oferta de orquídeas. Muitas plantas que hoje são famosas no Brasil e no mundo foram descobertas aqui e levadas para outros locais. É o caso da Laelia praestans e da Laelia pumila e de outras espécies”, ressalta.

Laelia pumila

Além disso, a festa reserva um espaço onde poderão ser vistas plantas curiosas, como por exemplo, a Barbosella miersii, a menor orquídea em tamanho de flor do mundo. A planta toda mede o tamanho da cabeça de um alfinete. Também será possível conferir a Neoregelia lilliputiana, menor bromélia do mundo. E tem mais: sabia que existe uma orquídea negra? É a Maxillaria schunkeana. A maior orquídea em tamanho de flor do Brasil (pode chegar a até 25 cm), a Cattleya warneri também estará em exposição. Segundo Leoderio, todas são originárias de Domingos Martins.

Cattleya warneri

As plantas expostas serão julgadas por um comitê avaliador e serão premiadas durante o evento. E para o visitante que desejar levar para casa uma amostra de toda a beleza presente na Blumenfest, haverá uma área de comercialização, com opções para todos os gostos e bolsos. Lá será possível, além de adquirir espécies de orquídeas, comprar plantas como: bromélias, rosa do deserto, cactos, antúrios, elicônias e samambaias.


Eleição de Rei e Rainha


Os interessados em concorrer ao título de Rei e Rainha da Blumenfest ainda têm tempo para se inscrever. Para este ano são duas categorias: infantil (três a sete anos) e adulto (a partir de 15 anos) e a eleição ocorre no primeiro dia da festa.

Para se candidatar é necessário comparecer à sede da Sectur, localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 702, com cópias da documentação pessoal e comprovante de residência. O traje para o desfile será o de camponês. “No dia da eleição os candidatos devem estar atentos, pois não serão aceitos trajes típicos alemães ou italianos. O requisito é que estejam vestidos como camponeses para que estejam de acordo com o conceito da festa”, explica a gerente municipal de turismo, Luciana Velten.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO

Cursos gratuitos para aprender uma nova profissão


Foto: Divulgação
Quem está à procura de uma nova oportunidade de trabalho ou quer se profissionalizar na área em que já atua terá mais uma chance de se capacitar em Domingos Martins. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social vai oferecer neste mês quatro cursos para atuação na área de serviços de turismo.

A iniciativa é uma parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec e com o Plano Brasil sem Miséria, ambos coordenados pelo Governo Federal. Ao todo, são 80 vagas divididas para os cursos de Recepcionista em Meios de Hospedagem, Garçom, Condutor de Turismo de Aventura e Camareira em Meios de Hospedagem. A oferta é gratuita e os alunos recebem uma bolsa de R$100,00 para custear alimentação e transporte, além de receberem todos os materiais escolares. 

Para participar, os interessados devem atender aos seguintes requisitos: ter mais de 16 anos de idade, estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CADÚNICO, mesmo que o candidato não seja beneficiário de programas sociais como o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada. Serão exigidos ainda o CPF, Carteira de Identidade e o Número de Identificação Social (NIS).
A capacitação de Camareira em
Meios de Hospedagem é uma das opções

O candidato interessado que não esteja cadastrado no CadÚnico, mas que tenha o perfil para cadastramento, poderá ser atendido normalmente pelo Pronatec, desde que também seja encaminhado ao órgão municipal responsável pela inclusão de famílias no CadÚnico. Os cursos serão ministrados por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Na programação, aulas teóricas e práticas, além de estágios em empresas da área.

Inscrições
As inscrições começam na próxima segunda-feira (7) e as aulas iniciam no dia 28. Para os cursos de Recepcionista em Meios de Hospedagem e Condutor de Turismo de Aventura, a matrícula deverá ser feita na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na antiga LBA, em Campinho.

Já para as capacitações de Garçom e Camareira em Meios de Hospedagem, os interessados devem procurar o Posto de Atendimento de Pedra Azul, anexo à unidade de saúde da localidade. As inscrições são gratuitas.


Saiba mais sobre cada um dos cursos
Recepcionista em Meios de Hospedagem
Carga Horária: 160
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto
Recepciona e acolhe diferentes hóspedes/clientes por meio de diversos canais de comunicação. Efetua os procedimentos de recepção, com atenção aos princípios éticos e observância às questões legais, de modo a promover satisfação e garantir a qualidade e excelência no atendimento.

GarçomCarga Horária: 200
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo
Recepciona o cliente e ocupa-se de sua acomodação à mesa. Registra pedidos e orienta escolhas. Utiliza técnicas para servir alimentos e bebidas. Organiza espaços físicos de alimentos e bebidas.

Condutor de Turismo de AventuraCarga Horária: 240
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto
Planeja e desenvolve atividades de aventura em meio natural ou artificial, conduz grupos em trilhas, esportes radicais, acampamentos e aplica técnicas de sobrevivência, segurança e bem estar do viajante.

Camareira em Meios de Hospedagem
Carga Horária: 200
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo
Executa os procedimentos operacionais de limpeza, higienização, arrumação, vistoria, reposição dos materiais das unidades habitacionais, considerando os aspectos da hospitalidade, higiene, sustentabilidade ambiental, relação interpessoal e identidade profissional nas empresas de hospedagem.

Serviço - Inscrições
Cursos de Recepcionista em Meios de Hospedagem e Condutor de Turismo de AventuraPeríodo: a partir do dia 7 de outubro
Local: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na antiga LBA – Campinho
Informações: (27) 3268-3218

Cursos de Recepcionista de Garçom e Camareira em Meios de HospedagemPeríodo: a partir do dia 7 de outubro
Local: Posto de Atendimento de Pedra Azul – Distrito de Aracê
Informações: (27) 3248-1232/1014

Fiscalização registra redução de irregularidades ambientais em Domingos Martins e Marechal Floriano


O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) registrou uma redução das ocorrências ambientais identificadas por meio de fiscalização aérea em Domingos Martins e Marechal Floriano. O sobrevoo foi realizado em agosto deste ano, em parceria com o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) da Polícia Militar e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), contemplando todo o território dos dois municípios.

Durante a fiscalização aérea realizada em 2011, foram identificados 36 ocorrências nos dois municípios. Em 2013, esse número foi reduzido para oito ocorrências a serem fiscalizadas, sendo que desses, apenas quatro apresentavam irregularidades referentes a desmatamento ilegal.

Segundo o chefe do Idaf em Domingos Martins, José Adinan Souza, a redução reflete a maior proximidade das equipes técnicas com os produtores rurais. “Percebemos que muitas vezes os produtores não tinham conhecimento de que estavam agindo em desacordo com a legislação e, por isso, buscamos realizar palestras nas comunidades e nas escolas para esclarecer sobre as atividades do Instituto, as previsões legais e passar algumas orientações técnicas. A receptividade e a parceria dos produtores foi fundamental para conseguirmos a redução desses números, além do trabalho conjunto que tem sido feito continuamente com o BPMA”, diz.

Loteamentos clandestinos

Mas o engenheiro agrônomo alerta para o problema que tem sido recorrente na região, os loteamentos clandestinos realizados sem autorização do órgão licenciador.

“Muitas pessoas compram o imóvel acreditando que a autorização para supressão de árvores e outras formas de vegetação está previamente concedida pelo Idaf, o que não ocorre muitas vezes. Com isso, ao fazerem o corte, acabam sendo multadas. Dessa forma, a orientação que damos é para que, ao adquirir um imóvel em que haja necessidade de supressão de vegetação, consultem previamente o Idaf para que não haja esse tipo de imprevisto”, alerta José Adinan.

Fonte: Rádio FMZ