terça-feira, 17 de setembro de 2013

Atrações culturais para celebrar a chegada da primavera em Campinho

Atividades musicais, atrações culturais e exposição integram a 7ª Primavera dos Museus, temporada de eventos organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) para comemorar a chegada da estação. Domingos Martins está no circuito nacional com uma programação gratuita na Sede do município, entre os dias 20 e 30 de setembro, com tema “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”. 


Segundo a gerente municipal de cultura, Rosangela Rauta, o objetivo é abordar a diversidade cultural no município . “A partir do tema central da Semana dos Museus, queremos falar sobre a diversidade existente em Domingos Martins. Para isso, incluímos na programação diversas atividades como dança, música e mostras que visam a ilustrar a integração e fomentar o respeito entre culturas”, ressalta. 


A Primavera dos Museus acontece anualmente desde 2007 e é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram. O Instituto lança um tema e convida os museus brasileiros a desenvolverem programações especiais para serem realizadas no início da Primavera. Os museus que participam da ação têm conseguido alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade, fortalecimento da imagem do museu e o aumento de sua visibilidade.

Confira a programação:
20 a 30 de setembro:
9h às 17h: Exposição de escritores e personalidades negras
Local: Biblioteca Pública Municipal

17h: Exposição Bauer
Local: Casa da Cultura


22 de setembro (Domingo):
9h: Grupo Pommerchor
Local: Casa da Cultura
13h: Grupo Pommerweg’s (Melgaço)
Grupo Italiano Frangoline Del Monte (Pedra Azul)
Grupo de Dança Neo Latino (Santa Maria de Jetibá)
Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt

24 de setembro (Terça-feira):
9h e 15h: Filme temático (cultura afro-brasileira)
Local: Casa da Cultura


26 de setembro (Quinta-feira):
9h: Teatro na Cultura
15h: Projeto Criança Cidadã nas Artes
Local: Casa da Cultura


28 de setembro (Sábado):
20h: Blumen Der Erde (Soído)
Grupo Bergfreude de Campinho (Sede)
21h: Professor João Evaristo (Música ao Vivo)
Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt


29 de setembro (Domingo)
10h e 13h: Apresentação dos alunos da Escola de Música Helena Gerhardt Brickwedde (Sede)
Local: Casa da Cultura
14h às 18h: Roda de Capoeira Grupo Senzala (Sede)
Grupo Etnias (Sede)
18h: Grupo Italiano de Ballo Saltarello (Cariacica)
Dança e Música Afro: Escola de Teatro e Dança Fafi
Grupo Afro-Brasil Tambores (Santa Leopoldina)
Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt

Campo de futebol com o padrão internacional nas montanhas

A região serrana do Estado irá ganhar um campo de futebol com o padrão internacional adotado pela Fifa nos principais estádios do Brasil. O campo de futebol está sendo construído no Hotel Fazenda Parque do China, em Domingos Martins, que é um dos 90 Centros de Treinamentos (CTs) do Brasil para a Copa do Mundo.
 
Amanhã (18) o engenheiro agrônomo Artur Jorge de Melo, responsável pelos gramados de importantes estádios que receberam jogos da Copa do Mundo 2014, chegará a Domingos Martins para iniciar o plantio da grama. 
 
Além do campo de futebol, o Centro de Treinamento que está sendo construído em Domingos Martins contará ainda com estrutura de hotelaria, restaurantes, auditórios, piscinas aquecidas, academia e até ofurô. 
 
O especialista que chegará ao Estado tem 19 anos de experiência em projetos, execução, manutenção e consultoria em gramados esportivos e atuou em estádios como o Maracanã e o Engenhão, no Rio de Janeiro; o Mineirão, em Minas Gerais; o Arena Corinthians, em São Paulo; o Arena Fonte Nova, na Bahia, além dos centros de treinamentos do Flamengo, Atlético Paranaense, América Mineiro, entre outros.
 
O campo do CT Parque do China já passou por diversas etapas técnicas exigidas pela FIFA, como um sofisticado projeto de drenagem. O gramado, que terá sementes da mesma qualidade dos grandes estádios da Copa, é uma exclusividade no Estado. O projeto conta ainda com amplo estacionamento, vestiários, quadra e campo society.
 
Nos últimos meses, delegações das seleções da Austrália, Japão, Alemanha e Suécia já visitaram o Parque do China para conhecer o complexo esportivo, que poderá receber uma das seleções que disputarão a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil no próximo ano.

Fonte: Montanhas Capixabas