quinta-feira, 27 de junho de 2013

Eleitores de Domingos Martins farão recadastramento biométrico a partir de julho

A Justiça Eleitoral do Espírito Santo já recadastrou biometricamente 3% do eleitorado do Estado, que correspondem a três municípios: Castelo, que tem 26.628 eleitores; Viana, com 39.059 eleitores e Dores do Rio Preto, com 5.114 eleitores. Então, são 70.801 eleitores já cadastrados pela coleta biométrica dos dados no Estado, no período de 2009 a 2011. O Espírito Santo possui 58 Zonas Eleitorais e um total de 2.627.654 eleitores.

A partir do dia 15 de julho será a vez de Domingos Martins, os eleitores do município devem começar a procurar o Cartório Eleitoral do município para fazer o recadastramento biométrico. Esse processo consiste na identificação do eleitor através das digitais, garantindo ainda mais segurança  aos brasileiros na hora de votar .

“Os municípios que passarão pela revisão biométrica não foram escolhidos aleatoriamente, pois terão seus eleitores recadastrados porque a Justiça Eleitoral detectou uma desproporcionalidade entre o número de eleitores e o número de habitantes em cada um deles. Por conta dessa dicotomia, é que o TRE-ES fará a revisão biométrica nesses 15 municípios”, esclareceu o desembargador Annibal.

Para fazer o recadastramento, o eleitor deve procurar o Cartório Eleitoral munido de documento oficial com foto, comprovante de residência e o título de eleitor, caso tenha. O não comparecimento implica no cancelamento do seu registro eleitoral e, consequentemente, na suspensão dos direitos políticos do cidadão.

Em Domingos Martins o prazo para o recadastramento é de 15 de julho a 27 de setembro. Todos os eleitores do município deverão fazer a identificação digital no Cartório Eleitoral da sede, localizado na Rua de Lazer, no centro da cidade. O processo já está sendo realizado, e a partir do próximo mês a Unidade estará recebendo um reforço com a contratação de mais 18 funcionários para atender a demanda e agilizar o atendimento à população. 

É importante lembrar que o não comparecimento para o recadastramento, implica no cancelamento do registro do eleitor e, consequentemente, na suspensão dos direitos políticos do cidadão. Para fazer o recadastramento, o eleitor terá que se informar sobre o calendário em seu município, procurar o Cartório Eleitoral munido de documento oficial com foto, comprovante de residência e o título de eleitor, caso tenha.

Fonte: FMZ

Domingos Martins será uma das sedes da Copa Sub 17 Nacional do Espírito Santo



Entre os dias 28 de junho a 14 de julho, a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), vai realizar a VI Copa Sub 17 Nacional do Espírito Santo.

Vinte equipes, sendo 10 capixabas e 10 nacionais irão participar do campeonato que será disputado em seis cidades capixabas. Domingos Martins, Guaçuí, Ibiraçu, Itapemirim, Marataizes e Cariacica.

A competição contará com a participação de equipes do Espírito Santo e de expressão nacional de diversos estados do Brasil, e neste ano, recebe as equipes do America Futebol Clube (MG), Atlético Paranaense, Coritiba , Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Internacional, Santos FC e Betim E.C. (MG).

Representam o Espírito Santo, Desportiva Ferroviária, São Mateus, Guarapari, Rio Branco, G.E.L, Ypiranga F.C, Campinho, Guaçui, C. A Itapemirim e Ibiraçu.

A Copa Sub 17 Nacional do Espírito Santo faz parte do calendário oficial da Federação de Futebol e através de sua realização é possível fortalecer as categorias de futebol de base do Estado, promover a inclusão de mais praticantes, desenvolver novos talentos esportivos, além de integrar, socializar e proporcionar lazer. 

A competição, reconhecida como reveladora de craques, já mostrou ao mundo nomes como o de Neymar, jogador do Barcelona e da Seleção Brasileira. Por ela já passaram mais de 40 clubes, dos quais sagraram-se campeões Vasco da Gama (2008), Internacional (2009 e 2010), Cruzeiro (2011) e Atlético Paranaense (2012).

Em Domingos Martins os jogos serão realizados nos dias 29 de Junho e de 1° a 4 de Julho, sempre a partir das 15 horas, no Estádio Arthur Gerhardt, na sede de Domingos Martins. A entrada é franca

Prefeitura de Domingos Martins inicia elaboração do Plano Plurianual



A Prefeitura de Domingos Martins iniciou  na última segunda-feira (24) os trabalhos para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2014-2017. Uma série de audiências públicas estão sendo realizadas em todos os distritos para que, junto ao poder público, a população estabeleça prioridades e ações a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos.

O PPA é um grande plano de governo que organiza as demandas da sociedade nas áreas da saúde, educação, ciência e tecnologia, assistência social, segurança pública, justiça, trabalho e renda, agricultura, entre outras. “É o norte orientador do que queremos produzir nos próximos quatro anos, estabelecendo os investimentos prioritários que deverão ter recursos assegurados”, explica a secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Mayara Morelato.

O primeiro distrito a receber a audiência pública do PPA foi Santa Isabel. A comunidade pode sugerir e colaborar para a definição de ações da prefeitura. A audiência aconteceu naúltima segunda-feira (24), às 19 horas, na Escola Municipal Santa Isabel.

Na terça-feira (25) foi a vez da comunidade de Melgaço participar com sugestões para o desenvolvimento da comunidade. O encontro foi realizado às 19 horas, na sede a Associação de Produtores, Moradores e Amigos de Melgaço.

Já na quarta (26) a audiência pública do PPA foi em Paraju, no mesmo horário das demais, no pavilhão da Igreja Católica. As audiências voltam a ser realizadas no dia 1º de julho, desta vez no distrito de Biriricas, às 19 horas, no salão da Igreja Católica.

Já os moradores do distrito de Aracê poderão participar e sugerir ações de interesse público no dia 2 de julho. A audiência será às 19 horas, no auditório da Igreja Católica. O distrito da Sede será o último a receber a audiência pública do PPA no dia 10, às 19 horas, no auditório da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth (antigo CNEC).

Após a realização das audiências públicas, todas as propostas serão relacionadas junto às análises técnicas das secretarias municipais e encaminhadas ao prefeito. Logo em seguida o PPA 2014-2017 será enviado à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação pelo Poder Legislativo.


 Calendário de Audiências Públicas do PPA 2014-2017

24 de junho – Segunda-Feira
Distrito: Santa Isabel
Local: Escola Municipal Santa Isabel
Horário: 19 horas

25 de junho – Terça-Feira
Distrito: Melgaço
 Local: Associação de Produtores, Moradores e Amigos de Melgaço
Horário: 19 horas

26 de junho – Quarta-Feira
Distrito: Paraju
Local: Pavilhão da Igreja Católica
Horário: 19 horas

01 de julho – Segunda-Feira
Distrito: Biriricas
Local: Salão da Igreja Católica
Horário: 19 horas

02 de julho – Terça-Feira
Distrito: Aracê
Local: Auditório da Igreja Católica
Horário: 19 horas

10 de julho – Quarta-Feira
Distrito: Sede
Local: Auditório da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth (antigo CNEC)
Horário: 19 horas

Fonte: FMZ

sábado, 22 de junho de 2013

Martinense concorre ao prêmio de Miss ES 2013


Na próxima quarta-feira (26), acontece no Shopping Mestre Álvaro, na Serra, o desfile que irá eleger a candidata capixaba no Miss Brasil 2013, em setembro.

O concurso recebeu 360 inscrições e entre as 12 finalistas está a jovem martinense Mariana Simon, de 20 anos, loira de 1,74m e 58Kg "Quero ser miss, pois acredito que um evento desse porte abre muitas portas e que representar a beleza e cultura de um lugar é um privilégio" disse. 

Mariana é do interior de Domingos Martins, nasceu na região de São Miguel, no passado ajudava os pais na agricultura fazendo feiras e começou a se interessar por desfiles na época de escola quando participava de concursos escolares para eleição da Garota Estudantil, a partir daí, a jovem começou a se interessar por moda e desfiles e realizou alguns trabalhos na área, porém, recentemente, teve que dar um tempo à carreira para se dedicar aos estudos. Mariana é aluna do quinto período do curso de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo.


Em entrevista ao blog curiosando, a jovem diz que para se preparar bem para o concurso intensificou os exercícios físicos, principalmente andar de bicicleta e passou a cuidar melhor da alimentação, mas confessou que ainda como chocolate e que três dos segredos de sua magnífica beleza são as atividades físicas, o protetor solar e consumo de muita água. Além disso, a estudante disse que está dormindo mais cedo e fazendo leituras para me manter atualizada.

                         

 Segundo ela, a preparação para qualquer concurso de beleza deve ser bem feita, envolvendo aspectos físicos e mentais. Mariana também afirmou se inspirar na modelo sul-africana da Victoria’s Secret, Candice Swanepoel, “Além de ser linda, a loira desfila muito bem e tem uma elegância magnifica.”


Votação

A grande vencedora do evento será eleita por jurados que acompanharão o desfile. Porém o evento tem uma premiação especial, a Miss Online, que é escolhida pelo público por meio de votação.


A votação online vai até a próxima segunda-feira (24) e está sendo realizada pelo portal Gazeta Online, para votar, clique aqui e vote. A votação está no fim da matéria.




Desfile
O desfile das candidatas acontece no dia 26 de Junho na Praça de Eventos do Shopping Mestre Álvaro, na Serra, a partir das 19h. A entrada é franca. A direção artística do o evento está a cargo da Ragazzo Model Management, representada pelo agente de modelos Alexandre Siqueira.


O evento também será televisionado.


Candidatas

Assim como Mariana, outras 11 candidatas representam suas cidades, sonhando com a coroa e com a possibilidade e representar o nosso Estado no concurso Miss Brasil.


Em cima, da esquerda para a direita: 

Amanda Gobbi, de Vitória
Andréia Rocon, de Santa Tereza
Anne Volponi, de Viana
Bárbara Dantas, de Aracruz
Cris Waceliski, de Vitória
Dilzieli Thomas, de Jaguaré

Em baixo, da esquerda para a direita: 
Jamili Zatta, de Serra
Jéssica Vieira, de Venda Nova do Imigrante
Larissa Flores, de Vila Velha
Lorena Barbosa, de São Mateus 
Mariana Simon, de Domingos Martins
Pamella Sobreira, de Irupi

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Filhote de cervo é recolhido em Domingos Martins

   Filhote de cervo é recolhido em Domingos Martins (Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental)
Um filhote de cervo foi recolhido pela Polícia Ambiental, na zona rural de Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo, no último sábado (15). Segundo os policiais, o animal buscava refúgio em uma propriedade rural, quando uma lavradora percebeu e acionou agentes da polícia. O cervo não apresentava lesão e foi conduzido ao viveiro da 1ª Companhia Ambiental, em Cariacica.
Com cinco quilos, o filhote apareceu em uma propriedade na localidade de Melgaço de Baixo, zona rural de Domingos Martins, no último sábado. De acordo com a polícia, o animal buscava refúgio após a mãe ter sido capturada e morta por cães. Depois de recolhido, o cervo foi levado para o viveiro da 1ª Companhia Ambiental, em Cariacica, de onde vai ser direcionado ao Projeto Cereias - Centro de Reintrodução de Animais Selvagens, em Barra do Riacho, Aracruz, no Norte do estado.
Segundo a polícia, para denunciar ou solicitar a remoção de animais, é necessário entrar em contato com a instituição, pelos telefones: (27) 3336-4515 (região Centro/Serrana); (27) 3711-8151 (região Norte/Noroeste); (27) 3763-3663 (região Norte/Nordeste); (28) 3521-3358, (28) 3553-2042 (região Sul).
Fonte: G1 Espírito Santo

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Kombi incendeia e bloqueia tráfego da BR-262

                               

Uma Kombi que trafegava na BR-262 pegou fogo repentinamente e ficou totalmente destruída apesar da rápida ação de uma equipe do Corpo de Bombeiros da Região Serrana. O incêndio ocorreu no eixo central do trevo de acesso à Campinho, sede de Domingos Martins, quilômetro 40,5, e parou o trânsito.
 
O incêndio aconteceu por volta das 14h30min desta sexta-feira (14). O motorista da Kombi, ainda não identificado pela Polícia Militar de Domingos Martins deixou o local onde o carro que conduzia foi incendiado, contudo, sem ferimentos. 
 
 
Moradores das imediações disseram que a Kombi parou repentinamente na pista principal do trevo e o jovem motorista abriu a porta e deixou imediatamente o veículo. Momentos após as labaredas de fogo surgiram e destruíram totalmente a Kombi que transportava um motor possivelmente de outro carro. 
 
Os moradores se encarregaram de solicitar socorro e em poucos minutos os bombeiros chegaram ao local. Apesar da eficiência da equipe, a Kombi ficou totalmente queimada. A fumaça do incêndio principalmente dos pneus que estouraram imediatamente, era vista à distância.
 
Uma fila extensa de veículos de mais de dois quilômetros se formou em cada lado da pista da Rodovia BR-262. Os policiais militares Rangel e Sérgio estiveram no local e evitaram a aproximação de pessoas ao local do incêndio. 

Fonte: Montanhas Capixabas

domingo, 9 de junho de 2013

Armas e munições apreendidas e um adolescente detido em Domingos Martins

                          

Uma arma utilizada somente por militares denominada por “mosquetão”, e uma espingarda de calibre 762 com munição, pertencente ao Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro, foram apreendidas na noite deste sábado (8) por uma equipe da 6ª Companhia de Polícia Militar de Domingos Martins e Marechal Floriano. 



Além do mosquetão e da espingarda, foram apreendidas também uma submetralhadora não industrializada calibre 380 e uma pistola calibre nove milímetros, além de carregadores com munições para as três armas e até um silenciador para ser acoplado em uma delas. 




Conforme os militares, foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Venda Nova, um menor de 17 anos, Diego Nonato, 21, Elber Furtado, 27, Marco Adão, 24 e Valdo Contadino, 33. Eles foram denunciados por moradores da região. 

Todas as armas e as munições estavam no porta-malas e interior do GM Captiva, placas MTB-7848 (Vitória), que trafegava pela estrada vicinal que liga a comunidade de Santa Luzia, distrito de Aracê, zona rural de Domingos Martins à Rodovia BR-262. A PM chegou ao local após um telefonema anônimo.

                                   
Durante a abordagem em um local ermo, os militares Vanilson e Frasson passaram por uma dificuldade momentânea devido à lentidão do grupo para deixar o veículo. Os policiais solicitaram reforços e até o local compareceram os militares Lobato, Valter e Paquini. Dois homens apreendidos já tinham passagem por porte ilegal de armas.

O Major Marcelo Muniz, comandante da 6° Companhia Independente da Polícia Militar de Domingos Martins postou, em uma rede social, na manhã desse Domingo (09), um texto informando que alguns dos meliantes já tinham passagem pela polícia e que pelo tipo de armamento, tinha a intenção de provocar um crime grave na região. "Veículo, Armamento, silenciador e munições apreendidos (Fuzil, submetralhadora e PT 9mm), 5 meliantes detidos (um adolescente para variar né!), um deles foi detido a menos de 30 dias com uma pistola 380 outro tem mandado de prisão por tráfico. Certamente iam cometer um crime grave (provavelmente um roubo)...tentaram no lugar errado...Parabéns a todos os policiais que arriscaram mais uma vez suas vidas em prol da segurança da sociedade florianense e martinense. Tenho satisfação e honra em comandá-los." Disse o Major.

Fonte: Montanhas Capixabas