quinta-feira, 22 de novembro de 2012

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Lavrador de 21 anos morre após máquina tombar em cima dele

                     


O lavrador Vanildo Benevitz, 21 anos, morreu após uma retroescavadeira tombar em cima dele, na propriedade rural do pai, em Melgaço, distante 20 quilômetros da Sede de Domingos Martins. O acidente aconteceu na manhã de hoje.

De acordo com o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, Vanildo teria assumido a direção da máquina enquanto abria uma estrada na propriedade do pai dele. O maquinista Getúlio Kuster, 24, era o responsável pela operação da mesma, pertencente a uma empresa da região.



De acordo com o Boletim de Ocorrência, a máquina estava ligada e Getúlio teria esbarrado na marcha do trator quando ele subia na cabine para auxiliar Vanildo. A retroescavadeira ficou desgovernada, desceu cerca de 30 metros em uma ribanceira e tombou em cima de Vanildo, que foi jogado para fora da cabine durante o acidente.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram até o local, mas Vanildo já havia sido retirado debaixo do trator por moradores da região. Em São Miguel, distante cerca de oito quilômetros do local do acidente, o rapaz, que estava sendo levado para o hospital, foi transferido para a unidade do Samu.

Vanildo morreu ao dar entrada no Hospital Dr. Arthur Gerhardth, em Campinho, Sede de Domingos Martins. Familiares disseram que Getúlio era quem operava a máquina no momento do acidente. Segundo o agricultor Dormalin Pedro Benevitz, tio de Vanildo, a estrada estava sendo aberta para a construção de uma casa e para plantios.

  


“Assusta a gente ver que essa máquina tombou em cima do meu sobrinho. Foi preciso várias pessoas cavarem para retirar meu sobrinho debaixo da máquina, mas ele saiu com as pernas quebradas”, contou o agricultor, sem saber que ele já havia morrido no hospital.

A agricultora Levina Dettman Benevitz, tia de Vanildo, disse que o sobrinho era cunhado de Getúlio, que sofreu ferimentos durante o acidente com o trator. “A mãe de Vanildo ficou desesperada quando soube do acidente. Há cerca de 10 anos o pai dele sofreu um grave acidente e ficou vários dias internado, agora acontece isso com Vanildo”, lamentou Levina.

O jovem agricultor será sepultado amanhã (21), a partir de meio dia, no cemitério da localidade de Califórnia, na zona rural de Domingos Martins.

Fonte: Montanhas Capixabas

Dia D contra a Dengue neste sábado (24). Mutirões de limpeza também são realizados no final de semana


                                           

A Vigilância em Saúde de Domingos Martins realiza no próximo final de semana ações de combate e prevenção à dengue. A iniciativa faz parte da Campanha de Enfrentamento à Dengue 2012, iniciada no mês de setembro com a promoção de palestras educativas em escolas e empresas do município.


Na sexta-feira (23) equipes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos fazem um mutirão de limpeza. Os trabalhos de recolhimento de lixo, especialmente pneus, garrafas, copos plásticos e embalagens que possam acumular água serão realizados no bairro Vila Verde, em Campinho, e nas comunidade de Soído e Santa Isabel.


Já no sábado (24) as equipes se concentram no centro de Campinho. "O combate e a prevenção à doença devem ser intensificados nesta época do ano, caracterizada pelo grande volume de chuva. É o cenário adequado para a proliferação do mosquito, por isso a importância dos mutirões", esclarece a gerente da Vigilância em Saúde, Luana Schwambach.


A Vigilância pede aos moradores que possuem quintais ou terrenos baldios que organizem todo o lixo e/ou entulho para o recolhimento. "Pedimos que o material seja acondicionado corretamente e depositado nas calçadas para o recolhimento pelos caminhões da prefeitura", explica a gerente. Os mutirões terão início às 8 horas.


Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que 95% dos focos de dengue são encontrados em residências. Por isso, durante o mutirão de limpeza, os moradores serão orientados novamente a prevenir a doença.



Dia D

Também do sábado, a Vigilância realiza o Dia D contra a Dengue na Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho. As atividades acontecem durante todo o dia e a programação inclui distribuição de material informativo, orientações e dicas de combate e prevenção à doença. Os participantes poderão ainda conhecer os estágios de desenvolvimento do Aedes Aegypti  já que será promovida ainda a exposição e amostragem de larvas.


"O objetivo é informar a população sobre os riscos da doença. O combate à dengue deve ser constante, por isso nunca é demais levar orientações aos moradores", destaca a agente de endemias Marilza Lange.  

  
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até outubro deste ano foram registrados em Domingos Martins quatro casos autóctones de Dengue (quando a doença é contraída no próprio município). Outros oito casos importados (contraídos fora do município) também foram registrados.  

Programação da Campanha de Enfrentamento à Dengue 2012

22/11 - Quinta-FeiraPalestra na Escola Municipal Santa Isabel
Reunião com garis para mutirões de limpeza

23/11 - Sexta-feiraMutirão de limpeza em Soído, Santa Isabel e Vila Verde
24/11 - SábadoMutirão de limpeza em Campinho
Dia D contra a Dengue - Praça Dr. Arthur Gerhardt

26 a 30/11
Limpeza de trechos de córregos na Sede, Vila Verde Soído e Santa Isabel

Mês de novembroAção educativa com jovens do Projeto ARCA em Aracê, Paraju, Melgaço, Sede, Santa Isabel e Biriricas 

domingo, 11 de novembro de 2012

Assaltantes de empresário responderão também por estupro


 
Apesar de não ter sido consumada a conjunção carnal, os quatro bandidos que ameaçaram a esposa de um empresário e uma irmã dela foram autuados em flagrante por estupro. A decisão policial é garantida por uma nova legislação em vigor no Brasil.
A informação é do delegado de Polícia Civil de Domingos Martins, Paulo Sérgio de Castro. “Foi por grave ameaça e a decisão tomada pela Polícia Civil foi de imediato,”, disse o delegado Castro, lembrando que o crime de estupro ficou mais abrangente com a nova lei.
 
O delegado explica que as atitudes dos bandidos que invadiram armados a casa do empresário e ameaçaram as mulheres de estupro, e de morte a todos que estavam no imóvel, pode ser enquadrada como estupro com a modificação da lei. “Além da ameaça de morte, elas foram ameaçadas de violência sexual com revólver e pistola. Isso é crime de estupro”, disse. 
 
A família do empresário viveu momentos de terror sob a mira de armas de fogo da quadrilha na manhã da última terça-feira (06). O empresário e os familiares pensam em ir embora de Campinho após o assalto ocorrido no período matutino. A quadrilha roubou jóias, relógios, dinheiro, aparelhos de TV e computadores.
 
Todo o material foi transportado em uma caminhonete pertencente ao empresário até o trevo de Viana. Durante a perseguição da Polícia Militar de Domingos Martins, os bandidos provocaram uma colisão e a caminhonete capotou. 
 
A PM prendeu Rafael Tavares da Silva, 30 anos, Zaine de Oliveira Nascimento, 21 e Emiliano Costa Gomes, 25, que foram encaminhados para o Centro de Triagem em Viana. Um menor que também pertencia à quadrilha está na Unidade de Internação Provisória de Cachoeiro de Itapemirim.

Fonte: Montanhas Capixabas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pedra Azul pode se tornar patrimônio natural da humanidade pela Unesco


Pedra Azul pode se tornar Patrimônio Natural da Humanidade (Foto: Weverson Rocio/ Governo do ES)
O governo do Espírito Santo está elaborando um documento técnico para o tombamento da Pedra Azul, localizada em Domingos Martins, como Patrimônio Natural da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco). De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), até o final do ano será formado um grupo de trabalho que vai reunir todos os documentos necessários para inserir a Pedra Azul na pré-lista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Para fortalecer as informações do documento, que será enviado à Unesco, e divulgar essa ação, foi criada uma página nas redes sociais, onde as pessoas podem curtir e comentar.
A ideia surgiu há cerca de três meses e agora o governo montou, junto com empresários, um grupo de estudos para elaborar um documento que será enviado à Unesco. O grupo, formados por técnicos capacitados para reunir e organizar essa documentação, será coordenado pela Setur. Ainda não há previsão de quando esse material estará pronto.
Segundo o governo, a Pedra Azul se encaixa nas normas e critérios da Unesco para se tornar Patrimônio Natural da Humanidade por sua formação geológica e por ter a forma de um lagarto, algo único no planeta.
O programa de classificação da Unesco visa catalogar e preservar locais de excepcional importância cultural ou natural, como patrimônio comum da humanidade. Existem, atualmente, 183 lugares no mundo reconhecidos como patrimônio natural da humanidade
Entre os benefícios de tornar a Pedra Azul Patrimônio da Humanidade estão a divulgação turística da região em nível mundial, atração de patrocinadores e público para eventos, atração de recursos internacionais para preservação da região, gestão internacional compartilhada do Parque entre outros.
Fonte: G1

Carreta carregada de leite em pó tomba em curva perigosa na BR-262



Uma carreta bitrem, carregada com 30 toneladas de leite em pó em sacas, capotou numa curva perigosa onde dezenas de veículos já se acidentaram. O carreteiro Reinaldo Pires da Silva, 34 anos, sofreu ferimentos nas costas e lesões leves pelo corpo. 
 
A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no quilômetro 75,9 da Rodovia BR-262, às 9 horas desta quinta-feira (08), na localidade de Canarinho, zona rural de Domingos Martins. 
 
O motorista Reinaldo que conduzia a carreta Volvo. De placas MSM-8250 (Cariacica), informou que seguia de uma indústria de laticínios em Cariacica com destino ao município de Contagem (Minas Gerais), onde descarregaria a mercadoria. Ao atingir a curva, segundo ele, o carregamento pesou para o lado direito, quando o veículo capotou. 
 
                                        
 
No momento do tombo, Reinaldo foi jogado para fora do veículo, mas sofreu ferimentos leves e não necessitou de socorros médicos. De acordo com o disquete do tacógrafo a carreta trafegava na velocidade de 80 quilômetros por hora quando aconteceu a capotagem. 
 
A parte superior da carroceria da carreta não suportou o impacto e o carregamento de leite em pó caiu sobre um matagal às margens da BR-262. A carreta ficou com as rodas para cima e parcialmente destruída. O agente da PRF Joceir Nunes afirmou que a velocidade permitida para aquele trecho é de 60 quilômetros horários. 


Fonte: Montanhas Capixabas

Acesso lateral deve ser construído para remover carreta tombada na BR-262



Um local de difícil acesso devido à alta declividade impede a remoção da carreta Iveco, placas HND-8170 (Três Corações - MG), que tombou e provocou a morte do motorista Agrimar de Abreu Cavalcanti, 43 anos. O veículo foi parar em uma erosão gigantesca após ‘voar’ mais de 50 metros, no quilômetro 37 da BR-262. 



Técnicos de uma empresa de guinchos da região serrana afirmam que para remover a carreta terá de ser construído um acesso lateral na pista da Rodovia BR-262 para evitar o declive acentuado, que não permite a realização de um trabalho com segurança.


De acordo com a empresária Miriam Fernandes Cardoso, outra alternativa para retirar a carreta do local será a abertura de uma estrada pelo acesso à região de Biriricas. “Estamos realizando levantamentos para realizar o serviço, mas somente com a aceitação do DNIT é que construiremos acessos laterais”.


A carreta tombada permanece intacta sob vigilância de uma equipe especializada, segundo a empresária. “O nosso objetivo é evitar saques provocados por delinquentes  que consequentemente iriam redobrar os prejuízos da empresa”, disse Miriam. 


Enquanto uma carreta tombada em local íngreme provoca dificuldades para a remoção, o outro veículo idêntico que tombou – Volvo, placas MQM-3020 (Cariacica) – no quilômetro 57 da BR-262 foi retirado na tarde desta quarta-feira (08). 
Os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Emanuel e Fernando acompanharam os trabalhos e promoveram a segurança do local. “Todos os restos deixados pela carreta parcialmente destruída, como o óleo do motor que foi derramado ao solo, terá de ser retirado com urgência”, disseram.

Fonte: Montanhas Capixabas

Após ser assaltado, empresário deve vender casa e sair de Campinho




O terror vivido por uma família na manhã da última terça-feira (06) nas mãos de uma quadrilha de assaltantes é o motivo principal da venda de uma casa e provável saída da cidade Campinho, sede de Domingos Martins. A ideia é de um empresário que passou os piores momentos de sua vida nas mãos dos bandidos.
 

A vítima não culpa o município, que considera como um paraíso, mas o abalo sofrido pelos familiares, segundo ele, é muito grande. “Vamos pensar antes de tomar decisões. O tempo e o retorno à situação de calma decidirão o que faremos”, disse.
 

Todos os componentes da família sofreram tortura psicológica sob a mira de armas de fogo, que estavam em poder da quadrilha que invadiu a casa do empresário. “Não esquecermos nunca o episódio triste ao qual fomos submetidos”, disse. 
 

Além das ameaças às pessoas que foram mantidas reféns dos quatro ladrões, um deles que havia trabalhado anteriormente na casa do empresário, eles roubaram uma caminhonete, jóias, relógios, cédulas, aparelhos de celular, televisores, computadores e outros pertences.


Vários moradores da cidades disseram terem ficado abalados e com medo do que aconteceu. Disseram que a pressão por segurança na Grande Vitória fez com que vários bandidos migrassem para cidades pequenas. Os moradores afirmam também que hoje não se conhece mais ninguém nas cidades pequenas.
 

Na fuga, os bandidos colidiram com um carro de passeio, na Rodovia BR-262, no trevo de Viana e foram presos em flagrante por uma equipe da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Domingos Martins. Eles foram autuados por roubo circunstanciado, formação de quadrilha e corrupção de menor. 
 

Os bandidos foram identificados como Rafael Tavares da Silva, 30 anos, Zaine de Oliveira Nascimento, 21, Emiliano Costa Gomes, 25, e encaminhados para o Centro de Triagem em Viana. Já o menor está na Unidade de Internação Provisória de Cachoeiro de Itapemirim.



Fonte: Montanhas Capixabas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Polícia Militar troca tiros e prende ladrões que assaltaram família em Domingos Martins

Uma quadrilha composta por dois adolescentes e dois homens foi presa pela Polícia Militar uma hora após cometer um assalto a uma residência em Campinho, sede de Domingos Martins. Durante a fuga, os bandidos trocaram tiros com os policiais, antes de tombarem a caminhonete em que fugiam.

O veículo em que fugiram foi roubado na garagem da casa da família assaltada. O assalto começou por volta das 7 horas desta terça-feira (06), quando os quatro bandidos renderam a empregada doméstica das vítimas e, armados com um revólver e uma pistola, ameaçaram matá-la caso reagisse.

A jovem, que pediu para não ser identificada, foi obrigada a acompanhar os ladrões até o interior da casa pertencente a um empresário do setor de telefonia, que também não quer ser identificado. Ele disse que passou pelos piores momentos da sua vida ao lado de um irmão, cunhada e da própria esposa. 
“Eles ameaçaram de morte a todo o momento e puseram o revólver na boca da minha esposa”, disse nervoso o empresário. Os assaltantes Zaime de Oliveira Nascimento, 21, Rafael Tavares, 30 e os adolescentes M.C., 16 e K.A.P., 17, permaneceram durante uma hora no interior da residência do empresário.

Eles roubaram cédulas de dinheiro, jóias, aparelhos celulares, câmera fotográfica, relógios, computadores, aparelhos de TV e muitos outros objetos. Os bandidos chegaram ao local do assalto no Ford KA, de placas NQK-7049 (João Pessoa - PB), onde foi colocado parte do material roubado. 
Essa é uma imagem da caminhonete e o empresário asaltado postara numa rede social a cerca de um mesma para tentar vender
O restante foi posto no porta-malas da caminhonete do empresário, a Mitsubishi modelo L 200, placas MTS-2762 (Domingos Martins). Um dos bandidos deixou o local sozinho no Ford KA e o restante, na caminhonete tomada no assalto. 
Uma equipe da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Domingos Martins foi avisada pelo empresário que havia sido assaltado. “No momento que ele ligou, os bandidos passavam em frente à Companhia da PM”, disse o policial Edeilson.

Os policiais Rangel, Denison, Edeilson, Simões, Couto, Nunes, Avelar, Adriana e Azevedo iniciaram imediatamente a perseguição e, 30 quilômetros após, depois de tiroteios e fechadas perigosas, a caminhonete acabou atingindo um carro de passeio no trevo de Viana e tombou, após colidir com outro veículo, ferindo pessoas. Os bandidos não reagiram e foram presos. Eles foram autuados na Delegacia de Polícia Civil de Domingos Martins.


Fonte: Montanhas Capixabas

Carreta desgovernada ''voa'' para precipício e mata motorista na BR-262

 
Um carreteiro morto, um veículo de cargas totalmente destruído e ambiente tenso na Rodovia BR-262. O motorista da carreta Iveco, de placas HND-8170 (Três Corações - MG), Agrimar de Abreu Cavalcanti, 43 anos, perdeu o controle da direção e tombou em um precipício com mais de 100 metros de altura. 
 
Foi constatado que a vítima não usava o cinto de segurança. O acidente aconteceu no quilômetro 28, num trecho perigoso da Rodovia BR-262 conhecido por Serra da Boa Vista, distrito de Santa Isabel. De acordo com um morador da região, o carreteiro ainda conversou e pediu para ser socorrido.
 
A ocorrência aconteceu às 8h30, quando Agrimar seguia de Minas Gerais para o Porto de Vitória, onde carregaria de adubo químico para uma empresa de Manhuaçu. Ele perdeu o controle da direção no trecho de alto declive e a carreta saiu em velocidade  da pista. 
 
  
 
Cerca de 60 metros após a margem do acesso federal a carreta foi tocar novamente ao solo. Em seguida o veículo impactou forte em uma erosão gigantesca, onde parou. Para remover o cadáver até a viatura da Perícia da Polícia Civil houve necessidade de apoio do Corpo de Bombeiros da Região Serrana, que usou uma maca metálica apropriada.
 
Um grande número de motoristas curiosos invadiu a pista onde a carreta ficou descontrolada antes de tombar. Com isso, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que registrou a ocorrência, no intuito de evitar outras ocorrências, precisou aplicar multas. O cadáver foi encaminhado ao DML de Vitória.
 
 
Fonte: Montanhas Capixabas

Carreta envolvida em acidente nesta madrugada na BR-262

O trânsito durante a madrugada desta terça-feira (06) foi tenso na Rodovia BR-262, na região montanhosa do Espírito Santo. Uma carreta transportando 28 toneladas de adubo químico ficou descontrolada após entrar na sarjeta de escoamento de águas pluviais e tombou. 
 
O carreteiro Rafael Gomes da Costa, 26 anos, afirmou que seguia normalmente pela pista, em baixa velocidade, quando se deparou frontalmente com um caminhão-baú não identificado, que trafegava na contramão e em sentido contrário. 
 
“Desviei a direção para evitar a batida de frente, e consegui. Mas a roda dianteira do lado direito da cabine foi para a vala”. Rafael comentou que não houve meio de evitar o tombamento lateral da carreta, devido ao carregamento pesado. 
 
 
“Tentei reverter a situação desviando a direção novamente para a pista, mas não consegui devido o peso”, disse o carreteiro que saiu ileso na ocorrência. Segundo ele, o caminhão que provocou o acidente não parou para socorrê-lo. 
 
A carreta Volvo, placas MQM-3020 (Cariacica), que transportava o adubo químico de Vitória para Goiás, ficou parcialmente destruída e uma grande quantidade de adubo químico foi despejada no matagal onde a carroceria foi parar. 
 
 
O acidente aconteceu às duas horas desta madrugada, no quilômetro 57 da Rodovia BR-262, próximo ao trevo de Paraju. O motorista Rafael dispensou socorro médico. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta terça-feira o tráfego deverá ser interrompido.
 
 
Fonte: Montanhas Capixabas