segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Budistas planejam construir novo templo em Domingos Martins

Distante cerca de quatro quilômetros de Campinho, Sede de Domingos Martins, o templo budista tibetano Nga Yab Ling é considerado um local de paz, relaxamento e meditação nas montanhas capixabas.

Fundado em 2007, o templo de Domingos Martins foi criado por um grupo de seguidores e simpatizantes do budismo no Estado. Mas, com a crescente procura pelo local, um dos próximos passos do grupo é construir um novo templo, em um terreno ao lado do atual, com todas as características de um templo budista tradicional.

Existe até uma foto de como será a obra, que tem tudo para ser um novo local de turismo da região. Para a representante do templo Nga Yab Ling, Ângela Maria Vescovi, esse é um sonho do mestre espiritual do grupo, o tibetano Khentrul Tashi Sonam Tulku Rinpoche.




“Queremos concretizar esse sonho e para isso precisamos de doações de simpatizantes e participantes do grupo. O nosso templo será praticamente igual ao que existe no município de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, que se transformou em um dos principais pontos turísticos da região”, contou Ângela.

Segundo ela, o município de Três Coroas se desenvolveu devido às visitações ao templo, aonde pessoas de todo o mundo vão para conhecê-lo. Outro projeto idealizado pelo mestre espiritual, segundo Ângela, é a construção de uma universidade budista em Domingos Martins.

Para o marido de Ângela, o aposentado José Carlos de Brito, esse é um projeto  audacioso e deverá ser executado a longo prazo. “Com certeza essa obra será um marco não só para a região, mas para o Estado e para o Brasil. Para isso precisamos de parcerias e doações para concretizar esse sonho, que acreditamos que conseguiremos, mesmo que demore alguns anos”, destacou José Carlos.

Ângela Vescovi acrescentou que o local onde está o atual templo, no mesmo terreno onde será construído o novo, transmite paz e relaxamento a quem simplesmente conhecer a região. “Esse local é realmente abençoado”, acrescenta.

Traduzindo o nome do templo, Nga Yab Ling quer dizer Terra Pura de Padmasambhava. Essa última palavra se refere ao nome de um dos mais influentes mestres budistas tibetanos.

Templo aproxima moradores das montanhas do budismo

Em uma região onde a maioria dos moradores segue as religiões católica e luterana, a criação de um templo budista chama a atenção de muitas pessoas, que já começaram a se interessar e conhecer melhor o que é o budismo.

Em Domingos Martins, muitos já começaram a frequentar o templo budista, seja para conhecer ou para participar de retiros realizados todos os meses. Um exemplo é Lucinéia Orlandi, moradora da cidade há cerca de seis anos e que desde a inauguração do templo virou simpatizante do budismo.



Há poucos dias, ela se mudou para o templo, onde cuida de todo o local e recebe visitas de pessoas que querem conhecer o templo durante a semana. Ela contou que quer se tornar budista, por isso está aprendendo e se dedicando aos ensinamentos.

Ela conta que não é preciso deixar nenhuma religião para praticar o que o budismo ensina. “Eu considero o budismo um modo de viver, um caminho em que encontramos a paz e que nos faz mudar o nosso modo de agir em situações do dia a dia. Aprendemos a ser uma pessoa mais compreensível e entender certas situações da vida”, destacou ela.



Lucinéia, que é de uma família católica, disse que antes de conhecer o budismo não seguia profundamente nenhuma religião. “Quando eu acompanho uma prática do budismo ou um retiro, fico com o coração confortável. A pessoa passa a sentir um amor a todos os seres e entender o próximo”,  garantiu.

Lucinéia disse ainda que no mundo turbulento de hoje em dia, quem vai até o templo se desliga de tudo e sai de lá muito mais leve. Segundo a representante do templo Nga Yab Ling, Ângela Maria Vescovi, qualquer pessoa pode conhecer o templo e participar dos retiros.

Mestre budista diz que local é abençoado

O grupo que construiu o atual templo em Domingos Martins em 2008 já se reunia duas vezes por semana em Vitória, como fazem até hoje. Entretanto, eles queriam um local para realizar retiros, um pouco afastado de Grande Vitória.

Para adquirir o terreno, além de pessoas do grupo, simpatizantes do budismo também ajudaram na aquisição do local, em 2007. Em janeiro de 2008 começaram as primeiras cerimônias. Segundo a professora de yoga e uma das representantes do templo tibetano Nga Yab Ling, Ângela Maria Vescovi, o mestre espiritual do grupo se encantou com o local quando o conheceu.

Atualmente morando na Malásia, o mestre espiritual Khentrul Tashi Sonam Tulku Rinpoche nasceu em 1967 na cidade de Kardze Padri, na província de Kham, no sudeste do Tibet, continente asiático. Ao conhecer o terreno onde foi construído o templo, em Domingos Martins, ele afirmou que o local era abençoado.
“Um dos rituais do budismo é equilibrar os elementos – terra, fogo, água, ar e éter - antes de construir um templo. O que me chamou a atenção foi que o nosso mestre disse que não havia a necessidade de equilibrar os cinco elementos, pois todos estavam equilibrados. Ele gostou muito da região por se parecer muito com o Tibet, a terra natal dele, onde há muitas flores”, disse Ângela

Capixabas se encontrarão com Dalai Lama

Um grupo de aproximadamente 20 budistas capixabas já está se preparando para participar de um encontro com o Dalai Lama, Tenzin Gyatzo, que estará em São Paulo entre os próximos dias 15 e 17 de setembro. Dalai Lama, também chamado de Sua Santidade, é o líder espiritual dos budistas em todo o mundo.

Para Ângela Maria Vescovi, do templo de Domingos Martins e que participará do encontro, esse será um momento muito especial. No primeiro dia da visita de Dalai Lama, ele terá um encontro com 500 empresários.

No dia 16 haverá um simpósio com o tema: Encontro entre o Saber Tradicional e o Científico e no terceiro dia da visita do líder espiritual budista haverá duas palestras abertas ao público em geral. Uma sobre convivência responsável e solidária e outra com o tema: Cultivando Emoções Construtivas.

Projetos sociais para a comunidade

Entre os projetos do templo budista tibetano Nga Yab Ling, de Domingos Martins, um deverá ser iniciado ainda este ano. Trata-se de um projeto desenvolvido pelos membros do grupo e que pretende oferecer tratamentos psicológico e terapêutico gratuitos para os moradores de Domingos Martins.

A ideia, segundo a professora de yoga Ângela Maria Vescovi, é identificar pessoas e famílias de dependentes químicos que precisam de apoio emocional e psicológico. Entre os integrantes do grupo há médicos, psicólogos, terapeutas, psiquiatras, especialistas em yoga e terapias florais, entre outros, que farão atendimentos gratuitos a pessoas que precisarem e não têm condições de pagarem por isso.

“Também já iniciamos uma conversa com representantes da Prefeitura para que possamos participar do próximo Festival de Inverno da cidade, que é um dos mais importantes eventos da região. Podemos deixar nossa estrutura à disposição para acolher visitantes, por exemplo”, disse Ângela.

Contatos

Quem quiser conhecer o templo budista deve marcar uma visita pelo telefone (27) 9872-2112 ou pelo e-mail: cdbudacompaixao@hotmail.com. Também há encontros semanais na Grande Vitória.

Fonte: Montanhas Capixabas, 2011. Adaptação: Equipe de Edição do Portal Notaicias Martinenses, 2011

domingo, 21 de agosto de 2011

Domingos Martins recebe Festival de Música Instrumental


Música instrumental vai agitar a cidade de Domingos Martins na próxima semana com a realização do Festival de Música Instrumental. O evento é uma das ações da IV Jornada Nacional do Jovem Rural, que este ano acontecerá em Pedra Azul, entre os dias 23 e 26 de agosto.

Promovido pelo Instituto Souza Cruz, o festival é direcionado a músicos profissionais e amadores. Para participar, os interessados devem se inscrever na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo ou pelo telefone (27) 8190-0853 até amanhã (19).

O festival acontece de terça-feira (23) a sábado (27), com apresentações em vários locais da cidade. De acordo com a organização, cada participante (ou grupo) poderá apresentar uma música com arranjo e composições próprias ou de terceiros por dia.  

Os músicos serão avaliados por uma banca de jurados e participarão de eliminatórias nos três primeiros dias do evento. Já na sexta (26) começa a etapa final e no sábado será a grande final do festival. Os três melhores músicos/grupos serão premiados.

O Festival de Música Instrumental terá um palco itinerante com apresentações a partir das 19h. Na terça-feira, os shows acontecem no coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt. Na quarta, será a vez da Rua de Lazer receber os músicos. Já na quinta-feira, a apresentação será na Praça da Biquinha e na sexta, na área de festas em frente à praça principal da cidade. No último dia do evento, o palco itinerante segue para a área anexa à praça principal, onde será realizada a VIII Festa Beneficente da APAE de Domingos Martins.

Saiba mais sobre a IV Jornada Nacional do Jovem Rural em http://www.jovemrural.com.br/ .


Outras informações
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: (27) 3268-1471
Fonte: Prefeitura, 2011

domingo, 7 de agosto de 2011

Comunidade de Santa Luzia recebe nova escola e unidade de saúde

A noite da última quarta-feira (03) foi de festa para a comunidade de Santa Luzia, no distrito de Aracê, em Domingos Martins. Dezenas de moradores participaram da entrega oficial da reforma e ampliação da Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental Santa Luzia e da reforma da Unidade de Saúde da localidade.
 
A escola, que atende alunos entre seis e 14 anos de idade, foi reformada e ampliada com recursos municipais, que totalizaram R$ 166.989,60. A unidade de ensino possui uma sala de aula e uma sala de informática - que também abriga a biblioteca, além de cozinha com depósito, refeitório, banheiros e área para recreação.
 
 
Para a secretária de Educação e Esportes, Adenilde Stein Silva, “Só quem conheceu a escola anteriormente sabe a importância dessa obra. Antes as crianças estudavam com dificuldades; as salas nem janela tinham. Hoje podemos falar de uma nova realidade. Temos uma escola arejada, um espaço bonito e adequado para nossos alunos”, afirmou.
 
 
Um dos momentos mais esperados da festa foi a apresentação musical dos alunos. Ao som da sanfona e do teclado, o grupo cantou a música “Educação do Campo”, de autoria de Gilvan Santos. Após a solenidade, os moradores de Santa Luzia conheceram as dependências da nova escola.
 
Unidade de Saúde
 
A prefeitura também entregou oficialmente a reforma da Unidade de Saúde à comunidade de Santa Luzia. O local recebeu nova pintura, instalação elétrica e manutenção de portas e janelas. O telhado também foi trocado e uma fossa filtro foi construída. Toda a reforma foi custeada com recursos próprios.
 
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o local foi preparado para o atendimento do Programa Saúde da Família. “A unidade recebeu melhorias com o objetivo de proporcionar um atendimento adequado ao usuário”, explica a gerente administrativa Eloisa Ribeiro Loureiro.
 
A agente de saúde Sueli Marcela Valli recebeu simbolicamente do prefeito Wanzete Kruger as chaves da unidade de saúde. “Hoje estamos entregando uma escola e uma unidade de saúde para Santa Luzia, mas vamos fazer mais. Vamos fazer investimentos em infra estrutura, trazendo iluminação pública e áreas de lazer para a comunidade”, finalizou o prefeito.
 
Fonte: Montanhas Capixabas, 2011

sábado, 6 de agosto de 2011

Assinada Ordem de Serviço para a construção da nova escola de Santa Isabel

As obras da nova escola de Santa Isabel já podem começar. Na noite da última terça-feira (02), a Prefeitura de Domingos Martins realizou a solenidade de assinatura de ordem de serviço, autorizando o início dos trabalhos. O evento foi realizado no ginásio de esportes e contou com a participação dos moradores da localidade. 
 
A construção da nova unidade de ensino será realizada pela empresa CTS Engenharia e Serviços LTDA, vencedora da licitação para a prestação do serviço. O valor total da obra é de R$ 1.127.600,19 e o prazo de execução é de 360 dias.
 
“Estamos trabalhando no projeto com o objetivo de oferecer à comunidade o que há de melhor. Teremos uma unidade de ensino padrão de muita qualidade, preparada para receber os alunos”, destacou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Leonardo Huver de Jesus.
 
A unidade escolar terá dois andares, 10 salas de aula, biblioteca, sala de informática, refeitório, cozinha, cantina, salas para diretor, professores, pedagogos, coordenadores e supervisores, além de banheiros (todos adaptados para portadores de necessidades especiais) e pátio de recreação. A escola também terá uma sala de aula preparada exclusivamente para atender alunos portadores de necessidades especiais.
 

“Este momento é ímpar na educação e nas nossas vidas. Contamos com a comunidade para acompanhar os trabalhos, afinal esta é uma obra para a comunidade, é para todos nós”, afirmou a diretora da escola, Eliana de Deus Sobrinho.
 
A Secretária de Educação e Esportes, Adenilde Stein Silva também participou. “Hoje é um dia de festa, especialmente aqui para Santa Isabel. O projeto está saindo do papel e brevemente vamos estar juntos novamente para a inauguração da nova escola”.
 
O vice prefeito, Fábio Anselmo Trarbach, relacionou outras escolas em construção no município. “É uma satisfação nossa autorizar esta ordem de serviço para esta importantíssima obra, tão importante quanto todas as outras unidades de ensino que estamos construindo. São novas escolas em Santa Luzia, Biriricas, São Sebastião de Aracê, Melgaço, Cristo Rei e temos várias escolas que serão iniciadas em nosso município”.
 
Já o prefeito Wanzete Kruger finalizou a solenidade parabenizando a comunidade. “Vamos juntos construir essa grande obra, que tanto vai contribuir para a educação do nosso município”.
 

Fonte: Montanhas Capixabas,2011. Adaptação: Equipe de Edição do Portal Noticias Martinenses,2011